Aprenda a criar alias no Linux para aumentar a sua produtividade
ALIAS, ou ALIASES (no plural) são uma forma de criar “apelidos” ou atalhos para comandos Linux mais complexos. No vídeo de hoje, você vai aprender a fazer um alias no Linux para atualizar o repositório apenas com o comando “update”, com este exemplo, você conseguirá criar uma máscara para qualquer comando, como os outros que também mostramos, para te deixar ainda mais inspirado.
Se você combinar este conhecimento com alguns outros, alcançará resultados ainda mais satisfatórios, sendo assim, sabendo utilizar o Distrobox, é possível abrir o Arch Linux apenas digitando “archlinux” no terminal, ou então você pode pegar algum comando obsoleto, que tenha armazenado na sua memória muscular e utilizar como alias para o seu substituto, como “cat” para o “batcat”. Com o alias no Linux, também é possível unir vários comandos em apenas uma chamada.
Todos os aliases são armazenados em um arquivo separado, dessa forma fica mais fácil de você localizá-los para implementar em outros lugares, além disso, os comandos originais continuarão funcionando. Sendo assim, esta é uma forma de personalizar seu terminal para aumentar muito a sua produtividade, e fazer você ganhar um tempo precioso no seu trabalho.
Ao escrever seus aliases, na prática, vai parecer que você está criando os seus próprios comandos para executar no Terminal Linux. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários, que são integrados ao nosso fórum, onde tem uma comunidade apaixonada por tecnologia, Linux e open source. Aliás, qual alias no Linux você utiliza?