VídeoEditorial

Vale a pena utilizar aplicativo de anotação para ser mais produtivo?

Um dos tipos de aplicativos mais populares são os de anotações. Todo mundo quer ser mais produtivo e organizado; ter uma ferramenta que efetivamente ajuda, é sempre bem-vindo, mas vale realmente a pena utilizar um aplicativo de anotação? Se sim, qual o mais adequado para você?

Em busca do aplicativo de anotação perfeito

Tecnologia existe para ajudar, se você se sente desorganizado, não consegue administrar seu tempo, ou não tem uma memória muito boa, utilizar um aplicativo de anotação pode ser excelente. Mas a verdade, é que essas condições, diferente dos aplicativos, sempre existiram entre as pessoas.

Cada pessoa precisa descobrir a maneira de se organizar que funciona melhor para si. Talvez, tudo o que você precisa é se disciplinar e estabelecer uma rotina, para sempre saber o que precisa fazer no dia a dia. Se você lida com muitas tarefas e precisa se afastar do celular para se manter concentrado no que é importante, pode ser melhor anotar as tarefas num caderno.

Por outro lado, se você trabalha sempre em frente ao computador, ou se esquece de consultar o caderno, um aplicativo de anotações com notificação, pode ser uma ótima ideia.

Existem tantos aplicativos de anotação, que é até difícil recomendar algum. O Raul, por exemplo, membro da equipe Diolinux, utiliza o Todoist, que tem como vantagens, ser multiplataforma e trabalhar com linguagem natural. Se você pedir para ele te lembrar toda segunda, quarta e sexta às 18h para levar o lixo para ser recolhido, ele te avisará sem precisar de ajustes extra. Entretanto, apenas a versão paga dele mostra notificações.

Já o Rafael, o editor de vídeo do canal Diolinux, gosta de utilizar a Alexa para lembrar de tarefas cotidianas, algo muito prático, por bastar conversar com ela. Para ajudar a lembrar a fazer ajustes de edição solicitados por seus clientes, ele conta com uma extensão para o Adobe Premiere capaz de organizar os comentários na linha do tempo.

Enquanto isso, o Edson é adepto do bom e velho caderno, nele, além de anotar tarefas do dia a dia e do trabalho, ainda consegue fazer com muita facilidade, esboços de seus projetos. Uma demonstração de como pode ser mais simples e prático, pegar um papel e um lápis.

Também há aplicativo de anotação que funciona diferente de listas, como o Trello, onde criamos cards de tarefas e atribuirmos em colunas. Cada coluna pode ser uma pessoa da equipe, um dia da semana, um estágio de produção, o que for melhor para seu caso. Inclusive a equipe Diolinux utiliza para organizar nossas demandas.

Por outro lado, existem aplicações como o Notion e o Obsidian, que embora alguns utilizem como aplicativo de anotação, eles vão além. Com essas aplicações, conseguimos reunir uma base de conhecimento e relacioná-los entre si. É muito útil, por exemplo, para quem possui múltiplos clientes, cada um com suas características únicas, para os quais você já fez diferentes trabalhos. Eles são grandes facilitadores, capazes de ampliar a produtividade em diversos tipos de trabalho.

Também há outros aplicativos de anotação que funcionam diferente de listas

Qual a sua forma de se organizar no dia a dia? Conte para nós pelos comentários!

Este conteúdo foi baseado no Diocast. Assista na íntegra ao episódio onde reunimos uma super lista de apps que usamos em nossa rotina, para compartilhar com vocês, com várias dicas de uso e alguns “programas coringas” que a gente não vê o pessoal recomendando muito, mas que podem fazem uma diferença enorme na nossa rotina.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!