YouTube está mudando a política de rastreamento no iOS
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YouTube está mudando a política de rastreamento no iOS

Atualmente, grande parte da internet sobrevive de marketing, milhões de criadores de conteúdo, além de grandes plataformas, dependem de ads para continuar suas operações, dentre eles, o YouTube. Entretanto, o interesse por avançar com ads que tragam maior taxa de conversão, colide anseios de privacidade por usuários.

Não apenas governos avançam com políticas para limitar o acesso a dados por big techs, como algumas big techs utilizam esse desejo do público como diferencial para seus produtos. A Apple, seja para agradar aos usuários, ou para entregar menos informações à concorrência, ou qualquer outra razão, é um exemplo.

Em 2021, a empresa da maçã lançou o iOS 14.5, uma das grandes novidades é que o sistema dos iPhones ganhou uma barreira para limitar o rastreamento de aplicativos às atividades de usuário em outros aplicativos. Para conseguir fazer este rastreamento, seria necessário emitir ao usuário um pop up pedindo a permissão.

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Aplicativo do Starbucks solicitando o acesso a dados de outros aplicativos para melhorar a experiência em ads. Imagem: 9to5Google.

YouTube muda, mais uma vez, o posicionamento sobre ads no iPhone

Com a maior restrição pelo iOS, o Google decidiu dar um passo atrás e simplesmente removeu o rastreamento de atividade em aplicativos de terceiros do YouTube na plataforma, de forma que o aplicativo não precisa pedir a permissão de acesso. Entretanto, o portal 9to5Google apurou que isso está para mudar.

Em breve, usuários do YouTube no iOS receberão uma notificação solicitando para permitir o rastreamento de atividades entre outros aplicativos e websites, com duas opções:

  • Caso o usuário permita, o YouTube terá acesso aos dados de rastreio de terceiros e, segundo a plataforma, conseguirá oferecer uma experiência mais personalizada, com ads mais relevantes para você. O que inclusive pode ajudar mais os criadores de conteúdo, que receberiam mais comissão com a maior conversão de leads;
  • Por outro lado, se o usuário não aceitar, a experiência com ads no YouTube seguirá genérica e menos relevante, com mais anúncios repetitivos.

Seja o que o usuário optar, será aplicado em todas as contas cadastradas no dispositivo. Mas nem todos receberão este pop up, as exceções são assinantes do YouTube Premium e quem possui contas kids cadastradas no dispositivo.

Sua decisão poderá ser revertida a qualquer momento pelas configurações e privacidade e segurança do dispositivo.
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