Atualmente, grande parte da internet sobrevive de marketing, milhões de criadores de conteúdo, além de grandes plataformas, dependem de ads para continuar suas operações, dentre eles, o YouTube. Entretanto, o interesse por avançar com ads que tragam maior taxa de conversão, colide anseios de privacidade por usuários.
Não apenas governos avançam com políticas para limitar o acesso a dados por big techs, como algumas big techs utilizam esse desejo do público como diferencial para seus produtos. A Apple, seja para agradar aos usuários, ou para entregar menos informações à concorrência, ou qualquer outra razão, é um exemplo.
Em 2021, a empresa da maçã lançou o iOS 14.5, uma das grandes novidades é que o sistema dos iPhones ganhou uma barreira para limitar o rastreamento de aplicativos às atividades de usuário em outros aplicativos. Para conseguir fazer este rastreamento, seria necessário emitir ao usuário um pop up pedindo a permissão.

YouTube muda, mais uma vez, o posicionamento sobre ads no iPhone
Com a maior restrição pelo iOS, o Google decidiu dar um passo atrás e simplesmente removeu o rastreamento de atividade em aplicativos de terceiros do YouTube na plataforma, de forma que o aplicativo não precisa pedir a permissão de acesso. Entretanto, o portal 9to5Google apurou que isso está para mudar.
Em breve, usuários do YouTube no iOS receberão uma notificação solicitando para permitir o rastreamento de atividades entre outros aplicativos e websites, com duas opções:
- Caso o usuário permita, o YouTube terá acesso aos dados de rastreio de terceiros e, segundo a plataforma, conseguirá oferecer uma experiência mais personalizada, com ads mais relevantes para você. O que inclusive pode ajudar mais os criadores de conteúdo, que receberiam mais comissão com a maior conversão de leads;
- Por outro lado, se o usuário não aceitar, a experiência com ads no YouTube seguirá genérica e menos relevante, com mais anúncios repetitivos.
Seja o que o usuário optar, será aplicado em todas as contas cadastradas no dispositivo. Mas nem todos receberão este pop up, as exceções são assinantes do YouTube Premium e quem possui contas kids cadastradas no dispositivo.
Sua decisão poderá ser revertida a qualquer momento pelas configurações e privacidade e segurança do dispositivo.
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