Vídeo

O que acontecerá com as extensões no GNOME 45?

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Hoje temos novidades intrigantes sobre o Windows, a aceleração no desenvolvimento do Google Chrome e até uma polêmica sobre extensões no GNOME 45.

Fim do Wordpad

Você lembra do Wordpad? Ele é um editor de textos que está no Windows desde a versão 95. Mas depois de 28 anos, o momento dele está chegando ao fim. Desde a insider build do Windows 10 de fevereiro de 2020, o sistema já permite remover ele normalmente do computador, mas a partir do próximo lançamento do sistema, ele não virá mais instalado.

A Microsoft não deu muitos detalhes do motivo disso, mas este ano foi descoberto um malware que se utilizava do Wordpad para evitar ser descoberto no sistema, o que pode ter alguma relação com essa decisão. Para quem ainda utilizava o Wordpad, a empresa recomenda o Bloco de Notas para textos simples, ou o Microsoft Word para necessidades mais avançadas.

Windows 11 respeita navegador

Ainda falando da Microsoft, parece que agora ela respeitará a sua decisão de navegador preferido…… se você for da Europa. Isso porque, apesar de você poder definir um navegador padrão, qualquer link fornecido pelo próprio sistema, quando clicado, é aberto pelo Microsoft Edge.

Quem faz parte do Windows 11 Insider e mora na União Europeia, Islândia, Liechtenstein ou na Noruega, está recebendo uma atualização que permite utilizar o navegador padrão para TODAS as ocasiões. Agora é torcer para essa novidade em algum momento se expandir ao mundo inteiro, porque seria definitivamente muito bem-vinda.

Google Chrome com lançamentos mais rápidos

Boa notícia para quem utiliza o Google Chrome: os lançamentos das versões serão mais rápidos a partir da versão 119. Todo o cronograma das próximas versões foi ajustado, e agora levará menos tempo desde a criação do branch até a versão estável ser liberada.

A versão 119 por exemplo, estava planejada para ter seu branch criado no dia 3 de outubro e o lançamento da versão estável no dia 7 de novembro. Com essa mudança, o branch será criado um dia antes, no dia 2 de outubro, e lançado no dia 31 de outubro. Agora se isso impactará na quantidade de novidades em cada versão, só o tempo dirá.

Diolinux Labs 30k

Uma novidade que aconteceu essa semana, foi que o Diolinux Labs alcançou 30 mil inscritos! 

Queremos agradecer cada um de vocês que se inscreveram no canal, e acompanham diariamente os nossos vídeos, desde o Diolinux News toda quarta-feira, até os cortes do Diocast, tutoriais e os vídeos de produtos de tecnologia.

Muito obrigado!

Linux from Scratch 12

Voltando às notícias, para quem tem vontade de criar sua própria distribuição do zero, o Linux from Scratch acabou de chegar na sua décima segunda edição

Essa nova versão utiliza o kernel 6.4.12, utiliza o pkgconf ao invés do pkg-config, tem atualizações no Python e muito mais! O Beyond Linux from Scratch também chegou na versão 12, e traz mais de 1000 pacotes novos, além da interface LXQt.

Para quem quiser aprender mais sobre o Linux from Scratch, lá no canal Diolinux a gente tem um curso completinho sobre ele, com 49 aulas em parceria com o Slackjeff, disponível aos membros.

Nautilus e extensões no GNOME 45

O GNOME 45 está cada vez mais próximo do lançamento, não param de aparecer novidades sobre essa versão da interface. A última é que o Nautilus, gerenciador de arquivos da interface, receberá um upgrade no visual.

Isso porque agora o Nautilus recebeu suporte para o Libadwaita 1.4, sendo assim, o menu lateral dele está um pouco diferente. Ele ocupa a altura completa da aplicação, ganhou um título de “Places”, que provavelmente em português será traduzido para “Locais”, é colapsável, e agora o widget que mostra o progresso de uma ação, como extração de arquivos compactados, por exemplo, também ficarão por lá.

O período para mudanças de interface do GNOME 45 já tinha terminado, mas foi feito um pedido de exceção para essa novidade do Nautilus, e ele foi atendido.

Outra mudança no GNOME 45, que provavelmente irritará alguns usuários, é que todas as extensões disponíveis até o momento no GNOME Extensions serão incompatíveis com a próxima versão. Isso porque por baixo dos panos está sendo alterado como os desenvolvedores devem importar seus arquivos.

No blog de desenvolvimento do GNOME Shell tem um post completo explicando exatamente o que foi alterado, o motivo, e como os desenvolvedores podem fazer a migração para essa nova versão, o que não deve ser muito complicado. Mas ainda assim, é bem provável que leve um tempo para todas as extensões começarem a ser portadas ao novo GNOME, que deve chegar no final de setembro.

Nitrux 3

O Nitrux, uma distro Linux baseada em Debian, imutável, sem systemd, acabou de chegar na versão 3.0. Dentre as novidades dessa versão, agora o sistema traz o kernel 6.4.12 e KDE Plasma na versão 5.27.7 LTS, rodando em Wayland e com o Mesa na versão 23.3.

A nova versão já está disponível, e você pode baixar no site da distribuição.

Linux Mint este mês

A equipe do Linux Mint liberou o blog post mensal contando algumas das novidades da distribuição. Não temos nenhuma novidade sobre a próxima versão do Linux Mint, mas foi confirmado que o LMDE 6 e a ISO Edge do Mint 21.2 sairão ainda este mês.

LMDE é uma versão do Linux Mint que utiliza o Debian ao invés do Ubuntu como base. A versão 6 do LMDE trará o Debian 12 como base, e o kernel na versão 6.1. Já o Linux Mint Edge ISO é a mesma coisa que o Mint “normal”, mas com um kernel mais recente.

Kdenlive 23.08

O Kdenlive, um editor de vídeos de código aberto da equipe do KDE, acabou de chegar na versão 23.08. Ele não traz grandes novidades, já que essa versão tem um foco maior em resoluções de problemas, mas ainda assim, tem algumas coisas bem bacanas de serem pontuadas:

  • Ele traz 2 novos efeitos: o Audio Seam e Auto Fade, que pode ser utilizado para eliminar alguns ruídos no áudio.
  • O Kdenlive agora tem um perfil AV1 NVENC, para quem quer utilizar esse novo codec que tem se tornado cada vez mais popular.

Essa nova versão já está disponível em todos os lugares onde é possível baixar o Kdenlive: Windows, macOS e Linux, tanto via AppImage, quanto via Flatpak.

Jogo em promoção da semana

Para quem curte jogos de corrida, Need for Speed Heat está com 90% de desconto no Steam, saindo por menos de 30 reais. Nesse jogo você andará pelas ruas de Palm City. Por lá, deve se comportar durante o dia, mas colocará tudo em risco durante a noite, quando a lei desaparece.

Você pode aproveitar esse jogo através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve, ele conta com um ranking Ouro no ProtonDB.

Se quiser receber mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!