Vídeo

7 Apps para ganhar tempo e melhorar a saúde mental 

Hoje vamos conhecer sete aplicativos legais e úteis para turbinar a sua produtividade, te ajudar a conhecer a si mesmo, ganhar tempo livre e fazer o seu computador trabalhar ainda mais para você!

1 – Copie textos de imagens com o TextSnatcher

Você já precisou ou já pensou em copiar um texto de uma imagem e acabou se frustrando por perceber que não é tão fácil assim? Existe uma tecnologia chamada OCR, ou Optical Character Recognition, que serve justamente para isso, ela está contida em muitas aplicações, dentre elas, apresentamos uma muito simples e com código aberto chamada TextSnatcher.

Com este aplicativo, você pode tirar uma captura de tela, ou escolher um arquivo, ou até mesmo pegar uma imagem que tenha copiado e esteja na sua área de transferência. Ele retorna todo o texto contido na imagem para você colar em algum editor de texto, dessa forma, você vai ganhar tempo, evitando transcrever tudo manualmente.

2 – Tenha um “Airdrop” em qualquer aparelho com o LocalSend

Enviar arquivos entre dispositivos conectados na mesma rede fica muito mais fácil com o LocalSend. Basta você ter o app instalado no seu dispositivo, ele é compatível com Android, iOS, Linux, Windows e macOS. 

Esta é uma alternativa ao Airdrop, fácil e multiplataforma, que não depende da disponibilidade de nenhuma aplicação online, como ocorre com o Snapdrop, e totalmente gratuito.

3 – Trilium Notes, um app para ganhar tempo

Você já se sentiu meio sobrecarregado, como se tivesse mais coisas para pensar e lembrar do que o seu cérebro tem capacidade de processar? Hoje eu dia, isto é algo bem comum, por isso é cada vez mais necessário aliar a organização mental com informações digitais e montar uma base de conhecimentos.

É com isso que um app open source chamado Trilium Notes vai te ajudar, quem assistiu ao nosso vídeo sobre o Notion e sobre o Obsidian talvez encontre algumas similaridades. Aqui você pode organizar de tudo um pouco, pois ele oferece calendários, listas de tarefas, espaços para desenhar, você pode também escrever código e até criar mapas mentais, com suporte a links cruzados entre todas as ferramentas.

4 – Crie suas histórias com o Story Architect

Se a sua intenção é escrever um livro ou uma história para a sua nova jornada de RPG, uma boa opção é o Story Architect. O nome é auto-explicativo, mas talvez os recursos não sejam, com ele você pode criar uma história principal, com capa e tudo, e então, começar a adicionar personagens, que vão ter certas características.

A ideia é que você possa consultar essas informações a qualquer momento para fazer com que a sua história aconteça de forma coesa, ao mesmo tempo que estimula a sua criatividade, te faz pensar nos detalhes e ajuda a se concentrar na sua história.

5 – Crie seus mapas mentais com Whimsical

O próximo da linha lista é um site/serviço chamado Whimsical, que ajuda a criar mapas mentais, excelente para organizar seus projetos, visualizar as execuções, a organização e os problemas de forma clara.

Ele é um app em nuvem, gratuito para usar com algumas limitações, de toda forma, é muito utilizado pela equipe Diolinux para nos mantermos organizados com nossos mapas mentais, por isso, fica a recomendação.

6 – Finch, um app que ajuda a melhorar a sua saúde mental

Agora, conheça um aplicativo que pode ajudar em sua saúde mental, quase de auto-ajuda, chamado Finch, voltado para o seu autocuidado, com estilo gamificado. Nele, você interage com um pássaro virtual, com o qual, evolui pelas fases da vida.

O jogo, se é que se pode chamar assim, funciona de uma forma bem interessante, o objetivo é você energizar o seu novo amigo para que ele possa ir para uma aventura na floresta, aprender algo novo e crescer, e a forma com que você energiza ele é fazendo atividades, como beber água, tomar banho, fazer exercícios físicos e exercícios mentais, como meditação, reflexões sobre temas pessoais, e assim por diante.

Assim que o seu amigo volta da floresta, ele vai te trazer um novo dilema, no qual você pode replicar com algumas respostas prontas ou escrever a sua própria, isso vai gerando um diário das suas reações e do seu estado emocional.

A personalidade do seu amiguinho virtual é influenciada diretamente pelas respostas que você dá, ou seja, pela sua personalidade, e se você levar esse processo a sério, eu aposto que você vai conseguir ver várias coisas sobre você mesmo e a sua atitude e pensamentos em relação a várias coisas.

Este app é apenas em inglês, mas mesmo assim, para quem entende, vale a pena testar, ou até mesmo usar como desculpa para praticar a língua estrangeira, se quiser.

7 – What Remains of Edith Finch, um jogo tranquilo e reflexivo

Falando em Finch, coincidentemente, o jogo que recomendamos para vocês hoje se chama “What Remains of Edith Finch”. Ele é muito introspectivo, para um jogador, focado totalmente em história, com poucas mecânicas desafiadoras. É um daqueles ótimos jogos para quem não joga muito.

Em “What Remains of Edith Finch”, jogamos principalmente com Edith, que vai explorar a casa onde ela cresceu, propriedade da família Finch por muitas gerações, entretanto, ela é a única representante ainda viva dos Finches, e no game nós exploramos através de contos jogáveis, o que aconteceu com cada um dos membros da família.

É um jogo extremamente reflexivo, de exploração e bem curto, se você realmente for explorar tudo, leva umas três horas para terminar, mais um motivo para ser um bom game para quem não joga com tanta frequência.

Gostou das indicações de aplicativos dessa edição do Diolinux App Showcase? Veja a nossa playlist contendo todos os episódios anteriores e deixe nos comentários quais apps que você usa e recomenda!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!