XVID codec: o que é e como instalar no Linux
Tutoriais

O que é XviD codec? Como instalar no Linux

Se você costuma utilizar seu computador para tarefas que envolvem a produção e consumo de mídia, seja em vídeo, áudio, ou até mesmo imagens, já deve ter reparado que existem centenas de formatos de arquivo.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o codec XVID, responsável pela execução de arquivos no formato MPEG-4 no computador, além da instalação deste codec em sistemas baseados no Debian e Ubuntu.

Para lidar com essa alta gama de arquivos, existem os codecs, softwares que realizam a Codificação/Decodificação destes formatos para que os arquivos possam ser abertos em aplicativos como o MPC-HC, VLC e Celluloid.

Um pouco da história do codec XviD

Há alguns anos, uma empresa chamada DivXNetworks desenvolveu o codec DivX. Ele era bastante leve e eficiente, tanto que foi um dos principais responsáveis pela popularização dos filmes na internet, porém, ele tinha um pequeno problema, seu código era fechado.

Bem esse não era um problema tão grande afinal, mas se tornou um pequeno incomodo para pessoas que gostariam de assistir a um filme em seu computador e precisava de comprar o DivX Player ou um software parecido.

image 26

Para resolver este problema e ajudar a comunidade de usuários a economizar recursos, surgiu um codec com o mesmo propósito do DivX.Porém, de código aberto chamado XviD, permitindo que todos pudessem ver filmes em alta qualidade sem a necessidade de pagar por um player de vídeo.

Após alguns anos, o codec DivX também teve seu código aberto e ambos os formatos podem ser encontrados em softwares de reprodução de mídia.

O que é o XviD codec?

Baseado em MPEG-4 no formato ISO, o XviD é um codec de compressão que utiliza recursos ASB, como B-frames, compensação de movimento global, mascaramento Lummi, quantização treliça e H.263.

Diferente do que muitas pessoas pensam, ele não é um formato de vídeo, tanto que vídeos codificados através dele, pode ser reproduzido com qualquer decodificador compatível com o formato MPEG-4 ASP, que na maioria, são baseados na biblioteca libavcodec do FFMPEG.

Ele permite a compressão e descompressão de vídeos digitais, com excelente qualidade, o programa comprime vídeos removendo informações que não são importantes para a percepção humana, diminuindo seu tamanho e conservando sua qualidade.

Em geral, um vídeo digital sem compressão requer cerca de 100 GB por hora na resolução PAL, enquanto o mesmo vídeo exigiria apenas a 500 MB por hora em alta qualidade quando compactado com Xvid.

Por ser um software livre disponibilizado sobre a licença GNU GPL, qualquer pessoa pode auditar seu código-fonte e até mesmo enviar soluções para melhorar o projeto ou quem sabe criar um fork para desenvolver seu próprio codec. Ele está disponível para Windows e Linux, infelizmente, o codec ainda não está disponível para o Mac.

Instalando o XviD no Debian, Ubuntu e derivados

Agora que você já conhece o codec XviD, chegou a hora de realizar a instalação dele em seu sistema operacional.

Se você utiliza o Debian, Ubuntu ou algum derivado destes e o codec Xvid não esteja instalado, o primeiro passo é abrir o terminal do sistema para realizar a instalação do pacote.

Com o terminal aberto, digite o seguinte comando:

sudo apt install libxvidcore4

Ele irá pedir a senha de seu usuário e a confirmação de que você deseja instalar o pacote, logo após isso, o codec estará devidamente instalado em seu sistema.

image

Outra forma de garantir que este e outros codecs voltados a reprodução de mídia sejam instalados em sua distribuição baseada no Ubuntu é a instalação do pacote ubuntu-restricted-extras.

Você costuma assistir a filmes em seu computador? Já conhecia o codec XviD?

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoTutoriais

    O navegador de Internet influencia na sua segurança digital

    VídeoTutoriais

    Não caia nessa de ativador "grátis" do Windows

    VídeoTutoriais

    Conheça todas as versões do Fedora