Testando pen drives bootáveis no VirtualBox

Testando pen drives bootáveis no VirtualBox

Um script para facilitar o teste de pen drives bootáveis de qualquer sistema operacional em uma máquina virtual do VirtualBox.

Verificando se o pen drive está dando boot corretamente

Recebi ontem por e-mail um Shell Script feito pelo nosso leitor Marcelo Klumpp que permite que o usuário teste um pen drive bootável que foi criado com qualquer programa, como o Unetbootin por exemplo, em uma janela do VirtualBox, desta forma você não precisa reiniciar o computador para testar o recurso.

Segue o texto recebido

Eu criei um script (2 na verdade, mas são singulares, vai entender o porquê) para facilitar num teste de boot de um dispositivo USB.

Peguei algumas informações na internet e aprendí como fazer para acessar um Boot USB via Virtual Box, levando em conta que o mesmo não tem suporte a boot via USB ou dispositivo físico diretamente, apenas via CDRom, Floppy, etc.

Fiz alguns testes de boot via qemu e percebí que o teste de Boot nele chega a ser MUITO pesado, e eu não uso o VMWare. O mesmo Boot funciona de forma BEM leve no Virtual Box, então foi aí que tive a idéia de criar um Bash Script simples pra testar um device diretamente no Virtual Box, pois eu tenho de trampar direto com isto.

São 2 Scripts idênticos, a única coisa que muda é que um é pra ser executado como Máquina Virtual de 32 bits e outro como Máquina Virtual 64 bits:

VirtualBox-BootUSB

VirtualBox-BootUSB_64

O parãmetro é ligeiramente fácil:

VirtualBox-BootUSB -d /dev/sdX -p NP -m QM

Sintase:

-d = Device

/dev/sdX = O Device a ser indicado

-p = Partição

NP = Número da Partição a ser indicada

-m = Memória

QM = Quantia de memória (em Mega) escolhida para funcionar na Máquina Virtual

Se esquecer como que faz o comando é só digitar o parâmetro “–help” ou “-h”

Com isto basta fazer o comando “sudo fdisk -l” ou “sudo blkid” e ver qual é o dispositivo que quer testar.

Exemplo:

Dou um destes comandos e vejo que o que quero testar é o “/dev/sde1” e é um boot de uma instalação de sistema que usa 250 MB Ram, então eu faço o comando:

VirtualBox-BootUSB -d /dev/sde -p 1 -m 250

O comando irá pedir a senha do sudo, então é só digitar a senha e o comando faz o resto.

Exemplo do Shell Script

Pronto, bem fácil e bom pra quando a gente cria um Boot Inicializável mas não deseja ou não pode testar o mesmo na própria máquina tendo de reiniciar.

Já peguei instalador que nem pergunta se eu quero particionar ou etc, já vai escrevendo no HD e pronto, desta forma fica perigoso testar na própria máquina e ter o risco de perder seus dados. 

Também é chato quando se está criando um boot e tem de ir testando se dá certo e tem de reiniciar toda hora. Então este Script se torna bem útil.

Baixe o Script

Você pode baixar o script do nosso leitor logo abaixo:

Se você tiver alguma sugestão a fazer para melhorar o script é possível entrar em contato com o autor através deste e-mail: [email protected]

Agradecemos ao leitor por compartilhar o seu projeto conosco, se você tiver também algum projeto bacana e gostaria de compartilhar com a comunidade manda um e-mail pra gente!

Edital: O conteúdo deste script não é produção do blog Diolinux.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Black Magic lança Editor de vídeo DaVinci Resolve
Continue lendo

Black Magic lança Editor de vídeo DaVinci Resolve para Linux, veja como instalar no Ubuntu

Não entenda mal, o DaVinci Resolve, um corretor de cores e editor de vídeos extremamente poderoso e utilizado em diversas produções de Hollywood, já existia para Linux em sua versão completa e paga, o DaVinci Resolve Studio, porém, a versão grátis para usuários domésticos e estudantes só existia para Windows e Mac, pelo menos até hoje, quando a versão para Linux também foi disponibilizada.