Testando pen drives bootáveis no VirtualBox

Testando pen drives bootáveis no VirtualBox

Um script para facilitar o teste de pen drives bootáveis de qualquer sistema operacional em uma máquina virtual do VirtualBox.

Verificando se o pen drive está dando boot corretamente

Recebi ontem por e-mail um Shell Script feito pelo nosso leitor Marcelo Klumpp que permite que o usuário teste um pen drive bootável que foi criado com qualquer programa, como o Unetbootin por exemplo, em uma janela do VirtualBox, desta forma você não precisa reiniciar o computador para testar o recurso.

Segue o texto recebido

Eu criei um script (2 na verdade, mas são singulares, vai entender o porquê) para facilitar num teste de boot de um dispositivo USB.

Peguei algumas informações na internet e aprendí como fazer para acessar um Boot USB via Virtual Box, levando em conta que o mesmo não tem suporte a boot via USB ou dispositivo físico diretamente, apenas via CDRom, Floppy, etc.

Fiz alguns testes de boot via qemu e percebí que o teste de Boot nele chega a ser MUITO pesado, e eu não uso o VMWare. O mesmo Boot funciona de forma BEM leve no Virtual Box, então foi aí que tive a idéia de criar um Bash Script simples pra testar um device diretamente no Virtual Box, pois eu tenho de trampar direto com isto.

São 2 Scripts idênticos, a única coisa que muda é que um é pra ser executado como Máquina Virtual de 32 bits e outro como Máquina Virtual 64 bits:

VirtualBox-BootUSB

VirtualBox-BootUSB_64

O parãmetro é ligeiramente fácil:

VirtualBox-BootUSB -d /dev/sdX -p NP -m QM

Sintase:

-d = Device

/dev/sdX = O Device a ser indicado

-p = Partição

NP = Número da Partição a ser indicada

-m = Memória

QM = Quantia de memória (em Mega) escolhida para funcionar na Máquina Virtual

Se esquecer como que faz o comando é só digitar o parâmetro “–help” ou “-h”

Com isto basta fazer o comando “sudo fdisk -l” ou “sudo blkid” e ver qual é o dispositivo que quer testar.

Exemplo:

Dou um destes comandos e vejo que o que quero testar é o “/dev/sde1” e é um boot de uma instalação de sistema que usa 250 MB Ram, então eu faço o comando:

VirtualBox-BootUSB -d /dev/sde -p 1 -m 250

O comando irá pedir a senha do sudo, então é só digitar a senha e o comando faz o resto.

Exemplo do Shell Script

Pronto, bem fácil e bom pra quando a gente cria um Boot Inicializável mas não deseja ou não pode testar o mesmo na própria máquina tendo de reiniciar.

Já peguei instalador que nem pergunta se eu quero particionar ou etc, já vai escrevendo no HD e pronto, desta forma fica perigoso testar na própria máquina e ter o risco de perder seus dados. 

Também é chato quando se está criando um boot e tem de ir testando se dá certo e tem de reiniciar toda hora. Então este Script se torna bem útil.

Baixe o Script

Você pode baixar o script do nosso leitor logo abaixo:

Se você tiver alguma sugestão a fazer para melhorar o script é possível entrar em contato com o autor através deste e-mail: [email protected]

Agradecemos ao leitor por compartilhar o seu projeto conosco, se você tiver também algum projeto bacana e gostaria de compartilhar com a comunidade manda um e-mail pra gente!

Edital: O conteúdo deste script não é produção do blog Diolinux.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
DaVinci Resolve sem som no Linux? Veja como corrigir!
Continue lendo

DaVinci Resolve sem som no Linux? Veja como corrigir!

O DaVinci Resolve é um excelente software para produtores de conteúdo multimídia e funciona muito bem. Mas hoje tive um pequeno problema ao montar um Setup com ele e com o Ubuntu, onde o som não era reproduzido no sofware, felizmente, a solução é simples.
Como instalar o UbuntuBSD - XFCE
Continue lendo

Como instalar o UbuntuBSD – XFCE [Vídeo]

Toda vez que algo envolvendo o Ubuntu acontece invariavelmente acaba chamando a atenção das pessoas, tanto de quem critica, quanto de quem apoia, tudo isso devido a imensa popularidade que o sistema atingiu, tanto que até mesmo o pessoal do BSD agora tem um "sabor" do Ubuntu com este Kernel.
WPS Office para Linux removido do site, veja como baixar e instalar mesmo assim
Continue lendo

WPS Office para Linux removido do site, veja como baixar e instalar mesmo assim

Algumas pessoas me relataram que o WPS Office para Linux foi removido do site oficial, aquele que indicamos no artigo onde falamos sobre o WPS Office como alternativa para o Microsoft Office, juntamente com o LibreOffice para Linux e até mesmo Windows, mesmo com a remoção você vai poder baixar e instalar se quiser para utilizar no sistema e eu vou dar a minha breve opinião sobre o que aconteceu com ele.