A criação do Proton, pela Valve, em meados de 2018 fez com que, “da noite para o dia”, muitos jogos de Windows passassem a ser funcionais em distribuições Linux. O que nem todos sabem é que a partir desse momento desenvolvedores independentes começaram a trabalhar em suas próprias camadas de compatibilidade, que assim como o Proton, podem ser utilizadas através da Steam Play.

As alternativas ao Proton da Valve

Uma dessas camadas de compatibilidade, sobre a qual já falamos diversas vezes aqui no blog, é o Proton-GE, que é uma versão modificada da própria ferramenta criada pela Valve.

Apesar de o Proton-GE ser uma das alternativas mais populares ao Proton da Valve, também existem outros projetos tão bons quanto ele, e, é sobre um deles que iremos falar hoje.

O Luxtorpeda e os seus diferenciais

O Luxtorpeda é uma camada de compatibilidade que ao ser utilizada através da Steam Play permite a execução de jogos nativos de Windows no Linux.

Todavia, o Luxtorpeda trabalha de uma forma diferente do Proton e as suas variantes, já que faz com que os games utilizem engines alternativas que sejam nativas de Linux.

Muitas vezes, essa forma diferenciada com que o Luxtorpeda trabalha é capaz de melhorar os gráficos de vários jogos e corrigir bugs que ocorrem até mesmo no Windows.

Compatível com uma longa lista de jogos

O Luxtorpeda possui suporte para uma lista relativamente grande de jogos, incluindo: Doom 3, Quake IV, S.T.A.L.K.E.R., vários jogos das franquias STAR WARS e Tomb Raider, entre muitos outros.

A lista completa com todos os jogos suportados pode ser encontrada na lista oficial no Github do Luxtorpeda.

Como instalar e utilizar o Luxtorpeda

Acesse a página de “releases” do software no Github e baixe a versão mais recente.

luxtorpeda github

Extraia o arquivo que você acabou de baixar, copie a pasta chamada “luxtorpeda”, acesse a sua pasta “Home”, pressione “Ctrl + H” para exibir os arquivos ocultos, e, por fim, cole-a no diretório “~/.steam/root/compatibilitytools.d”.

installing alternative proton

Caso não exista uma pasta chamada “compatibilitytools.d” dentro de “root”, basta criá-la.

luxtorpeda on steam

Após isso basta encerrar e iniciar novamente a sua Steam, navegar até a aba “Steam Play” na janela de configurações e em “Executar outros títulos com” selecionar o Luxtorpeda.

Cada vez mais o usuário de distribuições Linux no desktop possui opções funcionais e simples de serem utilizadas para rodar os seus jogos de Windows. Nesse momento, além do Proton da própria Valve, também temos o Proton-GE e o Luxtorpeda.

Conte para nós nos comentários abaixo sobre como é a sua experiência com jogos no Linux e o que você achou dessa nova ferramenta!

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste