Todos os sistemas tem seus problemas e algumas distribuições Linux possuem serviços para reportar bugs de maneira geral, como o Apport do Ubuntu, que aparece quando o próprio sistema detecta alguma instabilidade, além disso, normalmente os próprios programas tem seus próprios serviços de reportar bugs individualmente, porém, você pode estar enfrentando um bug peculiar que não atinja muitos usuários em uma situação específica. Hoje você vai aprender a reportar bugs de uma maneira simples para ajudar a melhorar o Ubuntu.
Se você é um usuário comum do Ubuntu e deseja ajudar a melhorar o sistema, sempre que uma mensagem de erro aparecer, basta clicar em reportar, porém, se você tiver um pouco mais de conhecimento, talvez você pode ajudar de uma forma um pouco mais incisiva.
Leia também: Como desabilitar o System Error Apport do Ubuntu
Para “reportar bugs like a boss” você precisa abrir o terminal, ou apertar Ctrl+F2 para abrir a caixa de diálogo de execução e digitar:
apport-bug
Depois de você digitar isso e pressionar a tecla “enter”, uma pequena janela vai se abrir com algumas opções, mesmo com o sistema em Português, essas opções aparecem em Inglês, o que pode dificultar a vida de alguns, mas com um pouco de paciência, mesmo não falando/entendendo o idioma, você conseguirá reportar o problema que estiver enfrentando.
Vamos dar um exemplo:
Ao abrir o “bug reporter” você verá várias opções para segmentar melhor o problema que você está tendo, procure selecionar exatamente o tipo de problema que você quer reportar, no exemplo, vou simular um problema de som, então selecionarei a opção “Sound/audio related problems“, basta selecionar a opção e clicar no botão “OK“.
Independente da categoria que você escolher, o Apport-Bug vai procurar especificar o máximo possível o problema no intuito de facilitar a vida de quem for corrigir, na imagem abaixo por exemplo, ele vai pedir para que eu selecione qual dispositivo de áudio não está funcionando corretamente. Funciona da mesma forma que a etapa anterior, selecione e clique no “OK”.
Especificando o problema um pouco mais.
Neste caso de exemplo, reportando um problema de som, o Ubuntu fez um pequeno teste com tons de áudio, que funcionou perfeitamente, porém, mesmo assim eu cliquei na opção “Não”, indicando que o problema continuava e isso nos leva até a próxima tela onde você poderá ver um resumo de bug antes de enviá-lo.
Esta é a última tela antes do bug ser reportado por completo, você pode ver um resumo de tudo que será enviado para os desenvolvedores do Ubuntu para que eles tenham ciência do problema que você está tendo.
Se for um bug que afeta muitos usuários, eles tendem a serem corrigidos com maior velocidade, por isso mantenha o seu sistema sempre atualizado.
Até a próxima!