Dando continuidade a série de artigos iniciada no mês passado (Fev. 2020), direcionada a tornar a utilização do OpenSUSE mais fácil para usuários recém chegados, vamos agora mostrar a você como instalar o WineHQ no OpenSUSE Leap 15.1.
Caso você queira saber como instalar o WineHQ no Ubuntu ou em uma das suas derivações, já temos um tutorial completo abordando esse tema. 😁
Uma breve introdução ao Wine
Para aqueles que estão chegando agora no mundo Linux, o Wine é uma camada de compatibilidade que faz com que softwares desenvolvidos exclusivamente para Windows possam rodar em outros sistemas operacionais, como o MacOS e as distribuições Linux.
Contrário ao que muitos pensam, o Wine (acrônimo recursivo para: Wine Is Not an Emulator), como o próprio nome já diz, não é um emulador. O que este software faz é traduzir as “chamadas” que softwares desenvolvidos para Windows fazem ao sistema operacional, para que as mesmas sejam compreendidas, e então realizadas pelo sistema utilizado.
O WineHQ
Atualmente o Wine pode ser encontrado nos repositórios oficiais da maioria das distribuições Linux, inclusive do OpenSUSE, mas muitas vezes a versão encontrada nestes repositórios é um tanto antiga, e não traz as últimas funcionalidades e melhorias de desempenho disponível.
Para resolver esse “problema”, temos a opção de instalar o Wine diretamente dos repositórios oficiais dos seus desenvolvedores, este que é mais conhecido como WineHQ, e é disponibilizado aos usuários através do site oficial do software.
No site oficial do WineHQ podemos encontrar instruções de instalação do software para vários sistemas diferentes, como Ubuntu, Fedora, MacOS e OpenSUSE, todavia, as instruções de instalação no OpenSUSE presentes no site podem ser um pouco confusas para usuários iniciantes, mesmo o procedimento sendo extremamente simples.
Adicionando o repositório do WineHQ no OpenSUSE
Para instalar o software no OpenSUSE, a primeira coisa que você deve fazer é acessar o site oficial do WineHQ, e então na lateral direita da páǵina clicar em “Download”.
Agora role a página até encontrar a opção “SUSE”, e clique nela.
Conforme pode ser visto na imagem abaixo, há um link correspondente para cada versão do OpenSUSE. Neste caso iremos efetuar a instalação no OpenSUSE Leap 15.1, portanto, basta copiar o link correspondente para a área de transferência, selecionando-o e pressionando “Ctrl + C”. Ou então clicando no link com o botão direito do mouse e depois em “Copiar endereço do link”.
Agora no seu menu de aplicativos pesquise por “repositórios”, abra a aplicação “Repositórios de software” e então clique em “Adicionar”.
Selecione “HTTP…” e clique em “Próximo”.
Por fim, cole o link que você copiou da página do WineHQ no campo “URL do repositório”, e em “Nome do repositório” escreva “WineHQ”. Clique em “Próximo”, e pronto. O repositório do WineHQ já foi adicionado ao seu sistema.
Instalando o WineHQ
Agora tudo o que temos que fazer é instalar o WineHQ provindo do repositório que acabamos de instalar. Para isso, no seu menu de aplicativos pesquise por “Instalar”, e abra a aplicação “Instalar/Remover software”.
Conforme a imagem acima, no campo de busca do “Instalar/Remover software” pesquise por “wine”, selecione o pacote de mesmo nome, na aba “Versões” certifique se de que a versão do repositório “WineHQ” é a selecionada, então é só clicar em “Aceitar” e aguardar o término da instalação.
Pronto! O WineHQ já está instalado no seu OpenSUSE! 😃
Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!
Isso é tudo pessoal! 😉