Como instalar o VMWare Player no Linux

Como instalar o VMWare Player no Linux

Tutorial de instalação do VMWare Player no Ubuntu

VMWare é uma das melhores soluções do mercado para fazer virtualização de sistemas, o programa suporta tanto Linux, quanto Mac e Windows e hoje vamos aprender como fazemos para instalar essa ferramenta no nosso sistema Linux, a versão utilizada no exemplo é o Ubuntu 14.04 LTS.

Existem duas versões do mesmo produto, a VMWare Player que é grátis e destinada ao público doméstico e a VMWare Workstation que como o nome faz referência tem eu foco em empresas e servidores.

Hoje aprenderemos a instalar a versão grátis desta poderosa ferramenta, para inicio de conversa precisamos baixar o arquivo instalador, clique neste link e baixe o arquivo do VMWare.

O arquivo que você vai baixar tem uma extensão um pouco diferente do convencional, .bundle, mas não se preocupe, a instalação é igual a de um arquivo com extensão SH que é bem comum no mundo Linux.

Depois de baixado o arquivo…

YIgNQ0unyaov02ALfPU1IiG9nD2Gn FkVaoA8FPN15scoMIATcOPZZbwF7hoWap2j0YWVAtdYARyn avD sXDjFV8WswcEwCpn4aExKWq

Você precisa dar permissões de execução a ele, para isso clique com o botão direito no mesmo e vá até a opção propriedades, na aba Permissões marque a caixa que permite execução do arquivo como programa, como está na imagem abaixo.

oV9Hj B9r70hBeOlaYFyWWC7sukhzymisDPzw8F2yJOrgYr67KSv bXkuJKSstM0Oz2zfBySNegAr08cyOAQDB S8HgNF88VmOFoFoQwPNQQL35KIJ8F3FXgpoGcdVMZbsB5KhuO

Depois disso você precisará abrir o seu terminal pois a instalação só pode ser feita em modo Root, no terminal você tem duas opções:

sudo nautilus

Este comando vai abrir o gerenciador de arquivos em modo Root, dessa forma basta você ir até o local onde está o seu arquivo, no meu caso era a Área de Trabalho, dar dois cliques e na mensagem que aparecer clicar em “Executar num terminal”.

Alternativamente você pode navegar pelo terminal até a pasta onde está o seu arquivo instalador do VMWare Player e executá-lo assim:

sudo ./nome_do_arquivo.bundle

no caso:

sudo ./VMware-Player-6.0.3-1895310.x86_64.bundle

Seja qual for a maneira que você escolher a próxima tela será como esta imagem abaixo:

Apenas aceite os termos

Aceite os termos de licença, fique à vontade para lê-los, na próxima temos mais uma questão pedindo se você deseja que o programa envie informações anônima para a VMWare Software afim de melhor o programa, mais uma vez escolha SIM (Yes) ou NÃO (No) e clique em Next.

PwCzp6j92i wK YAN19X g4nBfazy5mLx5Ag7t6LdAwQcspFxqDLBE0  NDlR3AFfEiq2EIdEsRtSwEDLGs 48 ZyopejIMFN5qGG7aimEs2rviDhC KMaIL8qi9ramnbUolYThC

Na próxima tela é possível inserir um serial caso você tenha um licença paga do produto, assim ocorrerá uma atualização para o VMWare Workstation, entretanto, isso é opcional e você pode seguir clicando Next sem problemas.

LnZJAha9XSihqy0TgWDGHnuT30OBNurAS5wEe9EhSOI5s59N6ohZ4D1qqJeTYWkGSYiy KFFkR2

Tudo certo para a instalação, apenas clique em Install.

Ezfo8mSnsgkppMXf 6zhJy9vGd2IHwybjzEihVNl00ZjkpCLplL6Eai8Vnqytz26WA ZtovsmbHh OIiuThbj4t 9U4 Q9gY13Kds2WTF70l Pb6Bl5Er7Ob2zD wj5HyWvIZjST

Aguarde alguns momentos… e pronto, você pode abrir ela pelo menu de aplicativos da sua distro.

j4DxrYAsBcBK0qMJZPi9JsQ1cvhoBq2aZT fXuyActIHsGDl4nyn2bYIIlFYJmc k0a9SmrgYGqRpChxd0kjDwt2wvNAo6HDUvTg BiK7fvHkSs32MdfGPdzj48k fQ027LUyk3S

Você pode se perguntar qual a vantagem de utilizar o VMWare Player ao invés do VirtualBox e eu te digo, se você pretendo apenas testar os sistemas não haverá muita diferença, e claro o VMWare Player apesar de grátis não é Open Source como o VirtualBox, em termos mais práticos dá para perceber uma grande diferença em performance 3D no VMWare, sendo possível rodar vários games de Windows por ele, e para ser sincero essa foi a grande vantagem que encontrei, alguns jogos que não rodavam pelo Wine e um ambiente para poder treinar com o After Effects pois preciso dele no meu trabalho.

Lifeless Planet

É isso aí pessoal, até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Ajude na tradução do WPS Office
Continue lendo

Ajude na tradução do WPS Office

Já pensou em ter uma suíte office totalmente em português, grátis e ainda por cima com uma semelhança enorme com o Microsoft Office? Se a resposta for SIM agora é a sua chance de colaborar com um projeto Open Source que visa traduzir o Kingsoft Office para o português do Brasil.
Como instalar o Warsaw para acessar o seu Internet Banking no Linux
Continue lendo

Como instalar o Warsaw para acessar o seu Internet Banking no Linux

Internet Banking hoje em dia é muito mais do que uma mera comodidade. Vivemos uma época onde tudo acontece cada vez mais rápido. Quanto mais agilidade tivermos em realizar as nossas tarefas, mais conseguiremos produzir em um menor tempo. Em contrapartida, os nossos dias e prazos estão cada vez mais curtos. Parece que estamos correndo em uma esteira, e toda a agilidade e tempo do mundo jamais serão o suficiente.