Tecnologia

Como as VPNs podem afetar a velocidade de navegação e download 

Muitas pessoas usam VPNs para proteger suas informações pessoais, acessar conteúdos restritos geograficamente, mas será que as VPNs afetam a qualidade da navegação e da comunicação na internet? 

Neste artigo, vamos analisar alguns cenários para identificar como as VPNs podem afetar sua conexão, testando o ping, latência e a comunicação com servidores de jogos online. 

Como avaliar a qualidade da sua conexão?

Dois dados úteis para avaliar a qualidade da conexão são o ping e a latência: o ping é o tempo que leva para um pacote de dados ir de um dispositivo até um servidor e voltar, já a latência é o atraso entre o envio e o recebimento de um pacote de dados. 

Quanto menor o ping, mais rápida é a resposta do servidor e quanto maior a latência, mais lenta é a conexão, ambos são medidos em milissegundos (ms) e podem ser afetados por vários fatores, como distância física entre o dispositivo e o servidor, qualidade da rede, congestionamento de tráfego, tipo de protocolo usado, entre outros. 

Outro fator em que VPNs podem afetar sua conexão é a localização do servidor, usar servidores geograficamente distantes pode impactar tanto no ping quanto na latência. Por outro lado, caso você esteja jogando em servidores estrangeiros, usar um servidor VPN no mesmo país pode ajudar a melhorar a sua experiência. 

Sabemos que é muito difícil conseguir uma medição de velocidade com valores exatos, uma vez que a velocidade média de conexão pode variar muito. Por isso, os resultados aqui mostrados serão as médias de testes executados em diferentes horários e dias, a conexão utilizada foi o plano Vivo Internet Fibra (100Mpbs up / 200 Mbps down) na cidade de São Paulo, SP. 

Como as VPNs podem afetar o ping e a latência

O quanto as VPNs podem afetar sua conexão depende da qualidade da VPN que você usa, recomendamos a utilização de serviços reconhecidos no mercado. Em nossos testes, a NordVPN ofereceu uma boa velocidade de conexão, ampla rede de servidores e a possibilidade de alternar entre protocolos de conectividade.   

Falando sobre o aspecto segurança, a NordVPN oferece recursos extras como kill switch, que interrompe a conexão caso a VPN caia, evitando vazamento de dados e também, o split tunneling, que permite escolher quais aplicativos ou sites usarão a VPN e quais não. 

As VPNs podem aumentar o ping e a latência ao adicionar uma camada extra devido à criptografia e ao roteamento dos pacotes de dados. Por outro lado, as VPNs podem afetar sua conexão de forma positiva, diminuindo o ping e a latência ao evitar gargalos na rede, como provedores de internet que limitam a velocidade de certos serviços ou aplicativos, ao permitir que você se conecte a servidores mais próximos ou menos congestionados. 

Por exemplo, em dois testes de downloads brutos, a experiência foi bastante similar — tanto com a NordVPN usando o protocolo NordLynx, quanto com a conexão direta, a qualidade da taxa de download não foi comprometida.

Checagem das atualizações Debian 12 
 Tempo da ação Velocidade média 
Atualização sem VPN 7 segundos 98 Mbps 
Atualização com VPN 8 segundos 83 Mbps 
Todos os caches do APT foram apagados manualmente antes das atualizações.
Download da mídia netinst do Debian 12 (657 MB) 
 Tempo da ação Velocidade média 
Download sem VPN 1m6s 88 Mbps 
Download com VPN 37 s 125 Mpbs 
Utilizamos o comando “time” e o programa aria2c, para fazer as medições via terminal.

O teste de velocidade do Fast.com apresentou as maiores variações nos resultados, muitas vezes o teste não conseguiu concluir a medição com precisão, falhando no teste com VPN em diversas ocasiões.

Testes do site Fast.com 
 Upload Download Latência 
Medição sem VPN 230 Mbps 100 Mbps 4 ms 
Medição com VPN 22 Mbps 11 Mbps 700 ms 
O site Fast.com apresentou muita instabilidade em todos os testes com a VPN ativa.

Já a ferramenta de testes via linha de comando “speedtest-cli” foi bastante consistente em todas as medições e a experiência de uso praticamente não foi afetada. Você pode usar o período gratuito da assinatura da NordVPN para replicar estes testes em seu próprio computador.

Testes do speedtest-cli 
 Upload Download Latência 
Medição sem VPN 109 Mbps 240 Mbps 10 ms 
Medição com VPN 117 Mbps 233 Mbps 20 ms 
Uma das ferramentas de terminal mais conhecidas para testar a velocidade da conexão.

VPNs pode afetar o desempenho em jogos?

Os jogos online competitivos como CS.GO e MMORPGs como o Elder Scrolls Online exigem uma boa conexão de internet para garantir uma experiência satisfatória. Uma conexão lenta ou instável pode causar problemas como lag, desconexão, perda de pacotes e baixa qualidade gráfica. Esses problemas podem prejudicar o desempenho dos jogadores, a diversão do jogo e até mesmo a reputação online. 

No jogo CS:GO a medição usando o console dos desenvolvedores não apresentou variação significativa, mantendo uma ótima jogabilidade em todos os testes.

CSGO NETGRAPH vpns podem afetar

No jogo Elder Scrolls Online, foi percebido nenhum impacto negativo na experiência, mas ocorreu um aumento de 25% na latência em algumas áreas do game. Ainda no segmento gamer, a NordVPN acaba trazendo um diferencial interessante, porque a tecnologia Meshnet presente em sua conexão permite criar redes virtuais para jogar com seus amigos como se estivessem todos conectados na mesma rede (lan), de forma totalmente segura e com ótimo desempenho. 

Conclusão 

Quando utilizados em conjunto com boas práticas online, serviços como a NordVPN são ferramentas que podem melhorar a experiência do usuário na internet, oferecendo recursos extras de segurança e privacidade. No entanto, a camada extra de segurança pode gerar alguns impactos, conforme vimos em nossos testes, afetando o desempenho de sites e aplicativos que não sejam otimizados para lidar com elas. 

Por isso, é preciso escolher com cuidado, sabendo que as VPNs podem afetar sua conexão, o ideal é escolher uma VPN de qualidade, que ofereça uma boa velocidade, uma ampla rede de servidores, protocolos seguros e ótimo desempenho. Faça os testes em sua conexão usando o período de testes da NordVPN e compartilhe seus resultados conosco! Assim, você pode aproveitar os benefícios das VPNs sem comprometer a sua experiência na internet. 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
164 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Tudo o que você precisa saber sobre os novos nomes de processadores Intel

VídeoTecnologia

O dia em que quase perdemos todos os dados do Diolinux Plus

Tecnologia

Diolinux Play já oferece 14 cursos sobre Linux e tecnologia!