Tecnologia

O que é No-Code e Low-Code?

Atualmente, não basta apenas oferecer soluções para o desenvolvimento de aplicativos. Agilidade, praticidade e o trabalho em equipe são vitais para as empresas.

Muitas soluções, tecnologias e tendências surgiram para facilitar e aprimorar a gestão em TI com a transformação digital. Entre essas novidades, podemos citar o no-code e o low-code. Falaremos um pouco sobre esses dois termos que costumam ser bastante confundidos.

Diferenças entre low-code e no-code

As plataformas no-code/low-code foram desenvolvidas pensando em agilidade e simplicidade no desenvolvimento de sistemas. Porém, apesar de serem semelhantes, existem diferenças fundamentais entre suas funções.

O que é low-code?

Vamos começar pelo low-code. Durante alguns anos, quem precisasse trabalhar com programação de softwares e aplicativos não sendo essa sua função principal, acabava sendo “obrigado” a aprender linguagens de programação que podem ser bastante complexas, o que abria muita margem para erros e desperdiçava um tempo valioso dos profissionais, das empresas e dos clientes.

Numa tradução livre, low-code significa “pouco código” ou “código baixo”, trata-se de uma forma muito mais ágil de desenvolvimento de sistemas e com o mínimo de codificação manual.

Sendo assim, uma plataforma low-code contém uma grande variedade de funções que complementam os processos pelos quais os desenvolvedores realizam o seu trabalho e utilizam as ferramentas que precisam, o que é muito como um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).

Por que usar low-code?

O low-code pode substituir as metodologias de codificação manuais, permitindo que um aplicativo seja feito do zero ao fim sem o uso de recursos tradicionais.

Além disso, o low-code permite que os programadores desenvolvam soluções com muito mais rapidez e economia de recursos, baixo risco e alto retorno, fácil e rápida implementação, e responsividade.

Os desenvolvedores mais experientes podem realizar o trabalho com inteligência e agilidade, sem desperdiçar tempo em uma codificação repetitiva.

O que é no-code?

Vamos falar um pouco sobre no-code agora, os termos são parecidos, mas não são a mesma coisa. Se você não possui nenhum conhecimento em linguagem de programação e não quer nem pensar em escrever uma linha de código que seja, o no-code é ideal para você.

O no-code permite que você desenvolva aplicativos e soluções de negócio sem precisar de conhecimento técnico em programação de códigos. As ferramentas no-code ganharam este poder por serem ferramentas de interface visual. Com isso, ao invés de ter que codificar uma solução, você consegue criar e automatizar um fluxo de trabalho com opções de arrastar e soltar.

Sendo assim, com esse tipo de ferramenta, não é necessário que você seja um desenvolvedor para poder construir ou criar produtos com rapidez. Você mesmo desenvolve habilidades para construir seu próprio aplicativo, tudo via interface gráfica sem que haja a necessidade de digitar uma linha de código manualmente.

Por que usar no-code?

Assim como o low-code, o no-code permite que pessoas que não lidam com programação desenvolvam soluções com rapidez e economia de recursos, baixo risco e alto retorno, fácil e rápida implementação, e responsividade. A principal diferença está no fato de que o no-code permite que tudo seja feito sem que o usuário necessite digitar uma linha de código manualmente.

Caso você tenha interesse em conhecer melhor ferramentas de desenvolvimento no-code, a Softwell Solutions fará um evento online demonstrando a sua solução chamada Maker No-code. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente.

Evento Softwell

E você, usa alguma solução low-code ou no-code para agilizar seus projetos?

Um abraço, pessoal.
Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Principais diferenças entre VPNs domésticas e para empresas

Tecnologia

Epomaker Shadow-X, um teclado sem fio, compacto e estiloso

VídeoTecnologia

Programas e jogos em nuvem ainda são o futuro?