Blender 3.0 nova era criação 3D/2D
Tecnologia

Blender 3.0 inaugura nova era na criação 3D/2D

O novo Blender 3.0 está disponível, trazendo para o mercado um software ainda mais robusto, inovador e pensado para o público criativo, como designers, arquitetos, engenheiros, ilustradores, animadores e editores de vídeo.

Blender 3.0 criação 3D/2D
Nova versão Blender 3.0

O que é o Blender?

Blender, ou blender3d, é um programa de código livre para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações, animações e outros.

As novidades do Blender 3.0

Assim como nas anteriores a equipe do Blender trouxe um pequeno filme, desta vez um de terror para demonstrar o que toda a inovação da nova versão pode produzir.

O 13º filme aberto do Blender Studio é uma comédia de terror inspirada nos anos 80, ambientada na Grã-Bretanha: onde um grupo de adolescentes desordeiros caminha por uma floresta isolada, eles descobrem criaturas pacíficas de cogumelos que se revelam uma força inesperada da natureza.

É bastante divertido, vale a pena assistir.

Agora vamos ver de forma técnica as inovações trazidas no Blender 3.0 que tornaram possível a criação de animações como essa e caso você tenha interesse em aprender a trabalhar com esta ferramenta poderosa, sugiro conhecer o nosso curso de Blender do Diolinux Play.

Renderização mais rápida

O renderizador do Blender 3.0, o Cycle X, está mais rápido do que nunca. Nos testes efetuados pelos usuários, foram relatadas renderizações de três a oito vezes mais rápidas, o mais veloz do mercado atualmente. Os desenvolvedores chamaram o recurso de: “menos atraso, mais diversão” que traz um “raytracing” em tempo real muito mais aprimorado nesta versão.

Imagens extremamente detalhadas

Alguns recursos de imagens foram atualizados para trazer melhor dinâmica de luz, melhorar os ruídos em imagens renderizadas e trabalhar de uma maneira mais fluida com sombras, que na versão anterior deixavam alguns cantos um pouco duros no resultado, estes recursos são:

  • OpenimageDenoise – Melhor preservação dos detalhes nas renderizações.
  • Shadown terminator – Melhora em reduzir objetos de sombras que ficavam poligonais.
  • Shadow Catcher – Totalmente reescrito, com suporte a luz indireta colorida.

Muito mais agilidade na criação

O recurso “asset browser” possibilita ao criador arrastar e soltar, era muito aguardado pela comunidade e está disponível no Blender 3.0. Com ele você pode criar bibliotecas de materiais e acervo de objetos para ganhar mais agilidade nos projetos.

O “geometry nodes” está mais aprimorado e poderoso, fazendo com que as operações possam ser construídas por nós básicos e simplesmente conectados entre si, mesmo que sejam de tipos diferentes.

Texturas muito pesadas são processadas em tempo real para ter uma melhor visualização do resultado, o que trouxe mais agilidade ao se trabalhar com os nós.

Interface de usuário aprimorada

A interface de usuário ficou mais intuitiva e confortável de trabalhar com essa versão. Através do “asset browser” é possível abrir a biblioteca de poses, bastando clicar e arrastar para misturar as posições pré-definidas no projeto ativo, muito prático para quem trabalha com criação de personagens.

Expectativa de inovações na criação 3D

Por estas mudanças incríveis que ocorreram na versão do Blender 3.0, temos grandes expectativas das criações que podem ser realizadas através desse software tão poderoso.

Tendo a Intel como uma das mais novas empresas a se tornar membro da fundação Blender, acreditamos que ainda mais investimentos serão realizados em tecnologias inovadoras para esse software tão poderoso.

Você utiliza ou conhece alguém que utilize o Blender? Quais suas expectativas para às criações que possam surgir? Compartilhe conosco!

Obrigado pela leitura. Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Novidades do ONLYOFFICE DocSpace 2.5 melhoram a colaboração em equipe

Tecnologia

Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites

TecnologiaVídeo

EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil