O Firefox é um navegador de internet open source bastante conhecido por ser uma alternativa à base Chromium.
Dia 11 de janeiro, a Mozilla liberou a nova versão do seu navegador, o Firefox 96, trazendo algumas novidades, correções de bugs e otimizações, além de recursos que ajudarão os usuários que utilizam chamada por vídeo, aumentando o desempenho, segurança e melhorando a experiência em dispositivos móveis.

Algumas das novidades do Firefox 96
Melhorias para PC e macOS
As correções aplicadas à versão mais recente do navegador para computador incluem correções para abrir links do Gmail no macOS, várias melhorias de desempenho e reprodução de vídeo e atualizações de segurança.
Para usuários do Linux, o Firefox 96 altera o atalho de teclado para a função “Selecionar tudo” de Alt+A para Ctrl+A.
Nas versões anteriores, ambos os atalhos de teclado estavam disponíveis ao selecionar todo o texto de uma página da Web, mas isso não é mais o caso porque a Mozilla deseja evitar conflitos de teclas de acesso e também resolver problemas de compatibilidade da Web.
O novo Firefox 96 passa a ter um sistema de supressão de ruído aprimorado para a reprodução de vídeos, além do novo controle automático de ganhos (AGC), que ajusta a amplitude de sinais para que a experiência de áudio seja mais constante e uniforme, além de uma função de cancelamento de eco.
Outra novidade do Firefox 96 na versão para desktop é uma nova configuração de aplicação para cookies que, por padrão, aplicará a política “Same-Site=lax”. A Mozilla afirma que isso ajudará a defender melhor os usuários de ataques Cross-Site Request Forgery (CSRF).
Melhorias para Android
No lado do Android, a Mozilla adicionou um novo recurso de “destaques do histórico” para ajudar os usuários a encontrar sites visitados recentemente, bem como melhorias nas imagens exibidas para favoritos adicionados recentemente na página inicial do usuário.
A longa lista de correções móveis inclui melhorias na área de transferência, no gerenciamento de guias, uma correção nas guias privadas exibidas como normais, correções para problemas de exibição da interface do histórico e melhores comportamentos do teclado na tela.
Utilizando o novo Firefox 96
Se você já está utilizando o navegador, basta atualizar para aproveitar os benefícios desta nova versão. O Firefox 96 está disponível nos repositórios das principais distribuições Linux e pode ser baixado também através de seu site oficial.

Você utiliza o Firefox? Neste post listamos outras excelentes opções, dentre elas o Firefox. Nos conte o que achou, e deixe nos comentários quais das novidades do Firefox 96 você mais gostou.
Obrigado pela leitura. Um grande abraço e até a próxima!