As máquinas continuam evoluindo a cada dia que se passa, recebendo novas funções, informações e se tornando um pouco mais humanas através da inteligência artificial.

Você provavelmente utiliza uma máquina que fala com você no dia a dia, como, por exemplo, assistentes virtuais o modo de leitura em seu navegador, celular e vários outros dispositivos inteligentes.

Uma característica bastante perceptível é a voz robotizada que as máquinas ainda possuem, ao menos por enquanto, pois o Mozilla Common Voice pretende mudar isso.

Por uma voz mais natural

São poucas as máquinas que possuem uma voz tão natural quanto a humana e pensando nisso a Mozilla criou a iniciativa Common Voice, visando ensinar para máquinas como pessoas reais falam.

O projeto de código aberto irá tornar o reconhecimento de voz ainda mais aberto e acessível a todos, visto que os dados de voz utilizados pelas grandes empresas não estão disponíveis para a maioria das pessoas.

Vários aplicativos incríveis poderão ser criados utilizando os dados do Mozilla Common Voice como base para sua inteligência artificial ou resposta a comandos de voz.

Como contribuir com o Mozilla Common Voice?

Este é um projeto bastante interessante e contribuir com ele muito fácil. Existem duas formas de contribuição, sendo elas:

  • Falar: Você irá doar a sua voz gravando algumas frases e enviando-as para o projeto. Após serem validadas, elas passam a integrar o banco de voz disponível para download.
image 64
  • Ouvir: Ao escolher ouvir, você ajudará a validar as frases gravadas pelos usuários para elas poderem ser adicionadas ao banco de voz.
image 63

Ao escolher contribuir, o projeto trará cinco pequenas frases para que você grave ou avalie, consumindo menos de cinco minutinhos do seu dia. Caso queira, é possível continuar contribuindo por mais tempo.

image 62

Uma iniciativa interessante

Através desta iniciativa da Mozilla, poderemos ver a tecnologia avançar ainda mais, principalmente em projetos pequenos onde a estrutura de coleta de dados é bem menor se compararmos com o Google, por exemplo.

O que você acha do Mozilla Common Voice? Pretende contribuir com ele? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste