Tecnologia

Descomplicando a hospedagem web: um glossário amigável 

A internet faz parte de nossa vida, somos bombardeados com termos técnicos nos momentos mais inesperados e sem sempre, conseguimos entender completamente algumas das informações que recebemos por conta dessa mistura de realidades.

Neste artigo, vamos pegar alguns dos “palavrões” relacionados com hospedagem web e dar explicações simples sobre cada um deles, um verdadeiro glossário amigável para que você possa entender melhor as tecnologias relacionadas com hospedagem de sites, cloud computing, redes e internet das coisas. 

Glossário amigável de tipos de hospedagem web 

Os serviços de hospedagem web como a Hostinger possuem diversos tipos de serviços, capazes de atender praticamente qualquer tipo de necessidades de hospedagem. Vamos listar algumas das modalidades de serviços mais comuns para quem quer entender melhor os conceitos e as tecnologias envolvidas, seja para contratar serviços ou pedir suporte com mais confiança. 

  • Servidor dedicado: é um tipo de hospedagem de servidores em que o cliente aluga um servidor inteiro, com exclusividade, para hospedar seus sites ou aplicações. O cliente tem controle total sobre o servidor e pode escolher o sistema operacional, características do hardware e os softwares que deseja instalar. 
  • Servidor compartilhado: é um tipo de hospedagem de servidores em que vários clientes compartilham os recursos de um mesmo servidor, como processamento, memória, disco e banda. O provedor de hospedagem é responsável pela administração e manutenção do servidor, mas o cliente tem menos flexibilidade e autonomia para configurar seu espaço. 
  • Servidor VPS (Virtual Private Server): é um tipo de hospedagem web em que o cliente tem acesso a uma parte isolada e dedicada de um servidor físico, que funciona como se fosse um servidor independente. O cliente pode escolher o sistema operacional, detalhes do hardware e os softwares que deseja instalar, mas o provedor de hospedagem ainda é responsável pela administração e manutenção do servidor físico. 
  • Hospedagem na nuvem (Cloud Hosting): é um tipo de hospedagem de servidores em que os sites ou aplicações são hospedados em uma rede de servidores conectados pela internet, que podem estar localizados em diferentes lugares do mundo. Essa modalidade oferece maior escalabilidade, disponibilidade e segurança, pois os recursos podem ser ajustados conforme a demanda e os dados podem ser replicados em vários servidores. 

Glossário amigável de tecnologias de servidores web

De forma bastante simplificada, um servidor web é um programa que recebe e envia informações pela internet, ele pode ser usado para hospedar websites, aplicativos, jogos e outros conteúdos online. Alguns termos relacionados com servidores web são: 

  • Painel de controle: é um sistema que permite gerenciar as configurações e os recursos disponíveis em um servidor, como criar contas de e-mail, bancos de dados, subdomínios, backups, etc. Algumas das opções mais conhecidas são o hPanel, WebMin, Plesk, CPanel e CyberPanel. 
  • Domínio: é o nome que identifica um site na internet, como www.dioinux.com.br — ele é composto por duas partes: o nome do site e a extensão, como .com, .net, .org, etc. 
  • DNS: é o sistema que traduz os nomes de domínio em endereços IP, são os números que identificam cada computador na internet. Por exemplo, o endereço IP do site www.dioinux.com.br é um número similar a 204.79.197.200. 
  • SSL: é o protocolo que garante a segurança e a criptografia dos dados que são transmitidos entre o servidor e o navegador do usuário. Ele usa um certificado digital que comprova a autenticidade do site e evita que os dados sejam interceptados ou alterados por terceiros. 
  • FTP/SSH: são protocolos que permitem a transferência de arquivos entre o servidor e o computador do usuário. Eles podem usar programa chamados clientes, que se conectam ao servidor usando um nome de usuário e uma senha. 
  • Quota de armazenamento de disco: funciona como uma “cota” ou “fatia” do espaço total do disco rígido reservada para armazenar arquivos e dados de um usuário específico. Ajuda a gerenciar e controlar o uso do espaço em disco em servidores compartilhados, evitando que um único usuário ocupe todo o espaço disponível. 

Dicionário de tecnologias relacionadas com criação de sites 

Esses são apenas alguns dos termos mais comuns relacionados com servidores web. Para saber ainda mais, você pode utilizar a ferramenta de pesquisa do nosso blog e encontrar outros dicionários e glossários amigáveis que já publicamos sobre diversos assuntos. 

  • CMS: é uma sigla para Content Management System ou sistema de gerenciamento de conteúdo — são programas ou plataformas que permitem criar e editar sites de forma fácil e rápida, usando temas, plugins e widgets. Alguns dos CMS mais conhecidos são o WordPress, Magento, E107 e Drupal. 
  • Firewall: é um dispositivo ou software que controla o tráfego de rede entre diferentes domínios de confiança, bloqueando ou permitindo a entrada ou saída de pacotes de dados conforme regras definidas. O firewall é uma medida de segurança essencial para proteger os servidores de hospedagem web de possíveis ataques ou invasões externas. 
  • Acesso remoto: é a capacidade de acessar um computador ou um servidor à distância, por meio da internet ou de outra rede. O acesso remoto permite gerenciar, monitorar ou operar um servidor de hospedagem sem a necessidade de estar fisicamente presente no local onde ele está instalado. 
  • PHP: é uma linguagem de programação que permite criar sites dinâmicos e interativos, que podem se comunicar com bancos de dados, formulários, sessões, etc. 
  • MySQL: é um sistema de gerenciamento de bancos de dados que armazena e organiza as informações dos sites, como textos, imagens, vídeos, etc. 
  • HTTP e HTTPS: é o protocolo mais usado para transferir páginas web e outros arquivos pela internet. Já o HTTPS é uma versão segura do HTTP, que usa criptografia para proteger os dados contra interceptação ou alteração. 
  • URL: é o endereço completo de um recurso na internet, que inclui o protocolo, o domínio, o caminho e os parâmetros. 

Agora que você já sabe o que são os principais termos relacionados à hospedagem web e servidores, fica mais fácil trocar informações sobre este tema. Lembre-se de que a qualidade do serviço depende não só da infraestrutura, mas também do suporte técnico e da segurança oferecidos pelo provedor. Esperamos que este glossário amigável tenha ajudado você a entender melhor os termos mais comuns relacionados à hospedagem de servidores. 

Agora você pode escolher o plano mais adequado para o seu projeto, sem se perder em jargões técnicos. Se você ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário em nosso fórum. 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
164 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Tudo o que você precisa saber sobre os novos nomes de processadores Intel

VídeoTecnologia

O dia em que quase perdemos todos os dados do Diolinux Plus

Tecnologia

Diolinux Play já oferece 14 cursos sobre Linux e tecnologia!