Você já deve ter ouvido que o cão é o melhor amigo do homem e em algum momento de sua vida pensou em adotar um companheiro de quatro patas para te fazer companhia, principalmente nestes tempos de pandemia.

A Xiaomi, uma empresa chinesa que trabalha com hardware, revelou recentemente sua próxima tecnologia, um companheiro robótico de quatro patas que utiliza Ubuntu, o CyberDog.

Ubuntu, um sistema operacional multifuncional

Desenvolvido pela Canonical, o Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux que possui diversas aplicações, seja para desktops, servidores, IoT, quiosques e, porque não em robôs?

Todos nós sabemos que por trás de um bom hardware, temos que ter um sistema operacional que nos permita utilizar todo seu potencial e a escolha da Xiaomi foi o Ubuntu 18.04 LTS, que roda através da plataforma Jetson Xavier NX da Nvidia.

“Ao escolher trabalhar no Ubuntu, a Xiaomi equipa o CyberDog com um ambiente de desenvolvimento incomparável. E mal podemos esperar para ver o que a indústria vai construir em cima disso.”

Canonical

Desenvolvido com toda a tecnologia Xiaomi

O CyberDog vem equipado com sensores de alto desempenho, câmeras, touch screen, GPS e um software de Inteligência Artificial, além de possuir um “sistema de detecção visual de superprecisão” que conta com reconhecimento autônomo, navegação e funções de prevenção a obstáculos.

“O uso da tecnologia de reconhecimento facial faz com que o CyberDog adote recursos semelhantes aos de um animal de estimação, como seguir o proprietário em um espaço aberto, criar um mapa de navegação por meio de algoritmos e planejar a rota ideal para o próximo ponto-alvo automaticamente”

Huang Changjiang, Diretor de Projeto na Xiaomi

Vale dizer que o CyberDog pode realizar até mesmo movimentos complexos como backflips e dependendo de quem for o dono, quem sabe o cachorro robô não aprenda alguns truques?

CyberDog, um “cãopanheiro” acessível

A versão robotizada do melhor amigo do homem desenvolvida pela Xiaomi é bastante fofa, trazendo tecnologias de última geração, facilidade de uso e acessibilidade para compra, com seu preço de US$ 1.540,00.

É claro que quando falamos de acessibilidade para compra, estamos comparando o dispositivo com algo semelhante que neste caso é o concorrente canino da Boston Dynamic, que tem valor de US$ 74.000,00.

O que você achou do mais novo lançamento da Xiaomi? Você deseja ter um CyberDog em casa? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
licenças para softwares
Continue lendo

Diferentes tipos de licenças para softwares

Conheça alguns dos diferentes tipos de licenças para softwares para evitar “dor de cabeça” no momento de adquirir um software para uso pessoal ou para a sua empresa.