Tecnologia

3 dicas para utilizar o iPhone no Linux

Ao contrário do Android que oferece várias formas de integração, um usuário de iPhone no Linux pode ter mais dificuldade para acessar seu conteúdo. Mesmo que nos últimos anos as distribuições tenham melhorado bastante o suporte aos dispositivos da Apple, não é a mesma experiência do MacOS ou Windows.

Muitas vezes, apenas conectar o iPhone não é suficiente e requer algumas etapas extras para realizar tarefas básicas, o que explicaremos neste artigo.

Começando a configuração para utilizar o iPhone no Linux

Assim que o iPhone é conectado pela primeira vez no seu desktop Linux uma mensagem de segurança aparecerá no seu celular, isso dirá ao celular que o computador ao qual ele está conectado é confiável. Conforme a imagem abaixo, selecione a opção confiar.

3 dicas para usar iPhone no Linux

A partir deste ponto você já conseguirá acessar o iPhone pelo gerenciador de arquivos, no caso o Nautilus do GNOME, mas, existem outras ações que podemos aproveitar, como sincronizar nossas fotos e vídeos, músicas, filmes, documentos, e ter nossa área de transferência sincronizada com nosso PC Linux.

iPhone Linux nautilus
Acessando iPhone diretamente pelo gerenciador de arquivos

Felizmente, mesmo que ainda não existam as ferramentas oficiais da Apple para iPhone no Linux, existem ótimas alternativas para solucionar as necessidades básicas quando se trata da interação desktop Linux e iPhone.

Instalando o iFuse

O iFuse é um software que cria uma camada de compatibilidade no acesso ao armazenamento do iPhone, ele usa a biblioteca de software libmobiledevice para tornar isso possível, com isso, os usuários não precisam fazer o “jailbreak” de seus dispositivos. Veja como instalá-lo em sua distribuição Linux.

Instalando o iFuse no Ubuntu, Arch Linux e Fedora

Para efetuar a instalação no Ubuntu, no terminal digite:

sudo apt install ifuse

Para efetuar a instalação no Arch Linux, no terminal digite:

sudo pacman -S ifuse

Para efetuar a instalação no Fedora, no terminal digite:

sudo dnf install ifuse

Após a instalação do iFuse reinicie o computador, com isso os outros programas poderão ter acesso ao armazenamento do celular.

Como tirar o melhor proveito do seu iPhone no Linux

Uma das melhores características que o iPhone tem são suas câmeras, cada versão lançada apresenta melhores lentes, funcionalidades de pós-processamento de imagem entre outros recursos. Com isso, é comum que os usuários de iPhone no Linux queiram sincronizar suas capturas, para poderem realizar o trabalho de tratamento nessas imagens e vídeos.

Sincronize fotos e vídeos com o Rapid Photo Downloader

Instalar ele é muito simples! O Rapid Photo Downloader está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu, Fedora e Manjaro, este último através do repositório AUR.

Dentro dele o iPhone é reconhecido como uma câmera, suas fotos e vídeos podem ser sincronizados facilmente, inclusive com a opção de renomear os arquivos.

iPhone Linux rapid

Transfira músicas e filmes com o VLC

Mesmo que atualmente a reprodução de músicas, podcasts, vídeos e filmes sejam praticamente realizadas de forma on-line, vez ou outra precisamos deste material de entretenimento off-line, seja para um momento sem acesso à rede, uma viagem mais longa ou até mesmo por se tratar de algo pessoal.

Pelo Linux podemos acessar isso para o nosso iPhone utilizando o poderoso software reprodutor de mídia VLC.

É necessário baixar o aplicativo em seu iPhone e utilizá-lo para compartilhar suas reproduções, funcionando como um mini servidor privado.

iPhone Linux vlc1 1

Dentro dele, vá até o menu rede e habilite o compartilhamento via WiFi. Para isto o desktop Linux e o iPhone precisam estar na mesma rede WiFi, anote o endereço IP fornecido pelo VLC, conforme imagem abaixo:

iPhone Linux vlc2
  • Abra o navegador e digite o IP fornecido, ele corresponde ao seu iPhone nesta rede;
  • Na página que abrir, selecionar o botão ” + ” ;
  • Marque os arquivos de música ou vídeo que quiser mandar para seu iPhone;
  • Clique em Abrir, conforme a demonstração abaixo.

Dv4OxI1f9uik55X6DW4d77XHnHHK7Z Iq161gKSuNm9v6kdQ658BGI6CLp UW2a132Vm4X5k7duOc2MvBiAujEB7KLvWlbdnEYSHHZBfqOkcEfwJBVm7dFuYgpvg5Acuk Ur38rC

Os arquivos serão enviados para o seu celular e poderão ser ouvidos e vistos através deste reprodutor, conforme imagem abaixo:

iPhone Linux vlc3

Área de transferência compartilhada com KDE Connect

Um dos recursos que usuários de MacOS gostam muito é a área de transferência compartilhada, quando um texto copiado em seu celular ele fica disponível no PC e vice-versa.

O KDE Connect já é muito utilizado por usuários de Android, sincronizando seus celulares com PCs com Windows, MacOS e Linux e agora o aplicativo está sendo testado no iOS.

Para instalar o KDE Connect ainda em modo de teste no seu iPhone, siga os passos abaixo, mas fique atento, pois é necessária a versão 15 do iOS ou superior.

iPhone Linux kdec
  1. Confirme a versão do iOS do seu iPhone;
  2. Na App Store pesquise e instale o TestFlight;
  3. Abra a opção do KDE Connect e clique em “ACEITAR”;
  4. Clique em “Seguinte” na tela sobre as informações do app;
  5. Clique em OK para permitir que o KDE Connect tenha as permissões necessárias para acessar dispositivos da rede;
  6. Selecione e faça a conexão do seu iPhone com o KDE Connect no Linux.

Após isto abra o KDE Connect no Linux, encontre o seu iPhone e marque as opções de sincronização de área de transferência, conforme imagem abaixo:

iPhone Linux kdec1

Com isso você terá os textos copiados compartilhado nas áreas de transferência dos dois dispositivos.

Você utiliza seu iPhone no Linux? Quais outras dicas você conhece? Comente para ajudar ainda mais pessoas.

Obrigado pela leitura. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoTecnologia

O Linux é acessível para pessoas com deficiência?

TecnologiaVídeo

Por onde posso aprender terminal Linux?

VídeoTecnologia

Por que o IPv6 ainda não virou padrão absoluto?