Tecnologia

Como escolher um domínio: dicas e estratégias 

Você já pensou em como escolher domínio para hospedar seus projetos e sites online? Essa é uma decisão importante que pode afetar o sucesso e a visibilidade do seu trabalho na internet.  

Neste artigo, vamos explicar o que são domínios, quais são as diferenças entre domínios de primeiro e segundo nível, e como utilizar sub-domínios para separar serviços em servidores e plataformas diferentes. 

O que é e como escolher um domínio? 

Um domínio é o endereço que identifica um site na internet, por exemplo, o domínio do projeto Diolinux é diolinux.com.br. O domínio é composto por duas partes: o nome e a extensão. O nome é a parte que você escolhe livremente, desde que esteja disponível para registro. Já a extensão é a parte que vem depois do ponto, e indica a categoria ou a região do domínio. Por exemplo, .com significa comercial, .org significa organização, .br significa Brasil, etc. 

Existem vários tipos de extensões de domínios, mas podemos dividir em dois grupos principais: os domínios de primeiro nível (TLDs) e os domínios de segundo nível (SLDs). Escolher um domínio adequado ao seu projeto, depende de vários fatores, como o objetivo, o público-alvo, a disponibilidade e o custo do registro. Algumas dicas gerais são:  

Foque em nomes fáceis de memorizar 

Escolha um nome curto, simples e fácil de lembrar e digitar. Um nome assim facilita a divulgação do seu site ou produto e evita confusões ou erros ortográficos. Alguns exemplos de nomes que seguem essas características são: Zoom, Google, Nubank, etc. Para facilitar a compreensão e a comunicação, evite usar números, hífens ou caracteres especiais em suas frases. Esses elementos podem causar confusão ou erros ortográficos, tornando mais díficil que seu público encontre seu site na internet. 

Cuidado com extensões “da moda”

A escolha da extensão adequada pode influenciar no sucesso do seu site, pois ela pode transmitir credibilidade, relevância e adequação ao seu público-alvo. Por exemplo, se você tem um site voltado para o Brasil, pode optar por uma extensão .br, que indica que o seu conteúdo é nacional e facilita a localização nos mecanismos de busca. 

Se você tem um site de uma organização sem fins lucrativos, pode escolher uma extensão .org, que mostra que o seu site tem um propósito social ou beneficente. Se você tem um site de comércio eletrônico, pode usar uma extensão .shop, que destaca que o seu site é uma loja virtual e atrai clientes potenciais. Portanto, ao escolher uma extensão para o seu domínio, considere o tipo de site que você tem e a região ou categoria que você quer atingir. 

O uso de extensões não convencionais pode inclusive ter um grande impacto na manutenção do projeto, porque algumas extensões podem custar muito caro para registrar. 

o que é torrent

Atenção com direitos autorais 

Antes de registrar o seu domínio, é preciso verificar se o nome que você deseja está disponível para registro, e se não há conflitos com marcas registradas ou direitos autorais de terceiros. Caso contrário, você pode ter problemas legais no futuro ou perder o seu domínio para alguém que tenha prioridade sobre ele.  

Para verificar a disponibilidade do nome do domínio, você pode usar ferramentas online que fazem uma busca nos registros nacionais e internacionais, como o Registro.br ou a Hostinger. Essas ferramentas também mostram quais são as extensões disponíveis para o seu domínio, como .com, .com.br, .net, .org, etc. Você deve escolher a extensão que mais se adequa ao seu público-alvo e ao seu tipo de conteúdo.  

Dependendo do tamanho do seu projeto, para verificar se o nome do domínio não infringe nenhuma marca registrada ou direito autoral, você pode fazer uma pesquisa no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que é o órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil, ou em sites como o Trademarkia ou o WIPO (World Intellectual Property Organization), que abrangem registros internacionais.  

Crie um nome marcante para seu domínio 

Ao escolher um domínio, evite nomes muito longos, para facilitar a memorização pelo público. Nomes longos podem dificultar a identificação da sua marca, produto ou serviço, além de ocupar mais espaço em materiais gráficos e digitais. Prefira nomes curtos, simples e originais, que transmitam a essência do seu negócio. Por exemplo, “Café Expresso” é um nome melhor do que “A Melhor Cafeteria da Cidade com Serviço Rápido e Qualidade Garantida”. 

Se você estiver com um “bloqueio criativo” para escolher um domínio, você pode utilizar o assistente de IA criado pela Hostinger. Com base em uma breve descrição do seu negócio, ele vai gerar várias sugestões de domínios, usando as melhores combinações de palavras-chave e extensões disponíveis. 

Como escolher dominio buscador hostinger

Como utilizar sub-domínios? 

Um sub-domínio é uma subdivisão de um domínio, que permite criar endereços diferentes para diferentes partes ou serviços de um site. Por exemplo, em nosso projeto usamos o sub-domínio plus.diolinux.com.br para hospedar nosso fórum dentro do site diolinux.com.br

 Os sub-domínios podem ser usados para vários fins, como: 

  • Separar conteúdos ou seções diferentes de um site, como blog, loja, fórum, etc. 
  • Personalizar o endereço de um site para diferentes usuários, clientes ou parceiros, como joao.meusite.com, maria.meusite.com, empresa.meusite.com, etc. 
  • Testar novas funcionalidades ou versões de um site, como beta.meusite.com, dev.meusite.com, etc. 
  • Hospedar serviços em servidores ou plataformas diferentes do domínio principal, como email.meusite.com, cloud.meusite.com, etc. 

Esperamos que você aproveite estas dicas, afinal, escolher um domínio para hospedar seus projetos e sites online é uma tarefa importante que requer planejamento e pesquisa. Você deve levar em conta o objetivo, o público-alvo, a disponibilidade e o custo do registro do domínio. Você também deve considerar as diferenças entre domínios de primeiro e segundo nível, e como utilizar sub-domínios para separar serviços em servidores e plataformas diferentes.  

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
163 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Diolinux Play já oferece 14 cursos sobre Linux e tecnologia!

VídeoTecnologia

Testamos uma placa de vídeo RX 5500 XT da Mancer

Tecnologia

Principais diferenças entre VPNs domésticas e para empresas