A tecnologia de sandbox Snap da Canonical, vem ficando bastante famosa e o formato ganha novos aplicativos diariamente no Snapcraft, sua plataforma de distribuição.

Recentemente a plataforma chegou a sua versão 5.0 e sem dúvida nenhuma, a mudança mais significativa foi a disponibilidade de sua primeira versão para o Windows que será bastante útil para desenvolvedores que utilizam ambientes mistos.

Um território desconhecido

Antes de instalar o Snapcraft em seu Windows, lembre-se que esta é uma versão preview e nem todos os recursos podem estar disponíveis, além da possibilidade de eventuais bugs na interface.

Inclusive, a equipe da Canonical está dando as boas-vindas para thinkerers, early adopters e entusiastas de tecnologia que queiram testar o software e fornecer feedback.

Configurando a Snapcraft

O Snapcraft traz um instalador gráfico guiado para facilitar o processo de instalação.

image 40

Este instalador também adicionará o software como um executável para o seu usuário, permitindo que você utilize os comandos através de qualquer emulador de terminal do sistema ou até mesmo a partir da janela do PowerShell.

image 41

Com o aplicativo instalado, é possível executar qualquer comando disponível no Snapcraft, além de poder, fazer login na plataforma e realizar o upload de imagens, por exemplo. 

Construindo snaps no Windows

A Snapcraft para Windows, utiliza uma tecnologia de virtualização chamada Multipass como mecanismo de back-end para criar instâncias de Linux isoladas, onde os aplicativos snap são construídos sem afetar o sistema principal.

O Multipass depende da tecnologia Hyper-V, ou seja, para criar os snaps, você precisa utilizar o Windows 10 em sua edição pro ou superior. Porém, é possível utilizar um back-end de virtualização diferente na edição Home.

Vale dizer que se você deseja testar tecnologia de ponta para construir seus aplicativos em snap, o software pode ser instalado nas compilações Dev do Windows 11.

O que você acha desta adição para a comunidade do Snapcraft? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
snap sao pesados
Continue lendo

Snap – O quão grandes são estes pacotes em 2020?

Snap é um formato de empacotamento que está ficando mais popular graças ao Ubuntu e a Canonical, mas isso não quer dizer que formato agrade a todos, uma das reclamações mais comuns é sobre o seu tamanho, as será que isso realmente compromete a usabilidade?