Sistemas operacionaisOpenSUSE

SUSE anuncia D-Installer: um novo instalador baseado na web

Você em algum momento de sua vida deve ter ouvido a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Com essa expressão em mente, vários sistemas operacionais baseados em Linux estão melhorando o primeiro contato com o sistema operacional, a instalação.

Instalar um sistema operacional é o primeiro passo na utilização do mesmo e quanto mais simples e fácil for esse processo, maiores as chances de um projeto conseguir aumentar seu número de usuários

Recentemente, a equipe da SUSE anunciou o D-Installer, uma interface Web que será o frontend do instalador do sistema. Vamos falar um pouco mais sobre esse projeto e algumas mudanças que ele pode proporcionar.

Uma tendência entre as distribuições

Já faz algum tempo que a equipe do Fedora anunciou que o instalador do sistema o “Anaconda”, irá ganhar uma nova interface baseada em Web e parece que o pessoal do chapéu azul está lançando uma tendência.

Ao que tudo indica, os desenvolvedores do SUSE/openSUSE estão explorando um frontend de instalação para seu sistema operacional baseado na web que será construído sobre o YaST já existente.

Repensando o instalador do SUSE

Se você utiliza o SUSE ou o openSUSE há algum tempo, já deve saber que o YaST é bem mais que o painel de controle do sistema, ele também é o instalador  sistema e é bem competente nesta área.

Com o passar dos anos, o YaST começou a “mostrar sua idade” em alguns aspectos e por mais competente que ele seja os usuários do sistema merecem algo novo que terá algumas ideias base, como:

  • Encurtar o processo de instalação;
  • Desacoplar a interface de usuário dos componentes do YaST;
  • Ser baseado em uma interface Web que pode funcionar de forma online ou local.

Essa mudança visa oferecer aos usuários do sistema uma interface de instalação alternativa que será ainda mais simples de entender, além de um processo de instalação menos complicado para novos usuários.

D-installer, muito além da interface

Embora a interface de usuário do sistema tende a melhorar com o D-Installer, essa mudança vai muito além de adicionar um rostinho bonito para o sistema e para a equipe, fornecer a interface Web é apenas a ponta do iceberg.

Antes de alterar a interface, a equipe precisa realizar uma série de mudanças no instalador como desacoplar o código do YaST da interface do usuário e adicionar uma interface D-Bus.

A equipe do SUSE montou um diagrama que descreve os principais componentes desta ideia, porém, como se trata de um projeto em estágio inicial, isso pode mudar conforme o projeto evolui.

image 14

Quais os benefícios desta mudança?

Você deve estar se perguntando quais seriam os benefícios que esta mudança oferece aos usuários e embora a equipe de desenvolvimento preveja uma grande série de benefícios, ela nomeou alguns deles para os usuários:

  • Uma interface de usuário melhor: embora a libYUI tenha atendido muito bem durante um bom tempo, ela impôs algumas limitações que a equipe gostaria de superar.
  • Reutilização de recursos: o YaST contém muita lógica útil que estaria disponível para ser utilizada em outras ferramentas.
  • Melhorias na integração: segundo a equipe, seria mais fácil integrar partes do YaST fornecendo uma interface D-Bus.
  • Uso de mais linguagens de programação: eventualmente, utilizar o D-Bus no instalador permitiria aos desenvolvedores adotar outras linguagens de programação.
  • Contribuições da comunidade: a equipe do SUSE espera que com essa mudança, mais pessoas possam contribuir com o projeto, tornando o código mais acessível e adotando tecnologias amplamente conhecidas.

Você utiliza o openSUSE ou o SUSE? O que acha do D-Installer? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSistemas operacionais

    Entenda o que é o Linux Gutta e veja se compensa ter um computador com ele

    VídeoOpenSUSE

    OpenSUSE Tumbleweed, uma distro Linux que fica como você quiser

    VídeoSistemas operacionais

    Tuxedo OS é como um Pop!_OS, mas com KDE?