Notícias

Anaconda, o instalador do Fedora irá ganhar interface web

Anaconda, o assistente gráfico utilizado na instalação do Fedora, irá receber diversas atualizações no seu visual e workflow, que devem deixar a instalação do sistema muito mais intuitiva.

Os “problemas” do instalador do Fedora

Apesar de funcionar muito bem, o “layout” da interface, a localização dos botões e as palavras utilizadas para identificar certas ações dentro do instalador do Fedora, geram uma certa polêmica entre os usuários do sistema.

anaconda o instalador do fedora

Felizmente, os desenvolvedores do projeto estão sempre atentos aos pedidos da comunidade e uma nova solução para a instalação do sistema já está sendo trabalhada.

Uma nova interface gráfica para o Anaconda

Recentemente um dos desenvolvedores do Anaconda publicou que a equipe está trabalhando em uma nova interface gráfica para o instalador do Fedora que será baseada em uma tecnologia chamada “Cockpit”.

O “Cockpit” é uma solução que provê uma interface gráfica baseada em navegadores de internet. Em outras palavras, assim que esta nova versão do Anaconda for lançada, a instalação do Fedora será realizada através de uma interface web.

Por que utilizar o “Cockpit”?

A escolha pelo “Cockpit” não foi feita por acaso. A equipe responsável pelo desenvolvimento dessa tecnologia está oferecendo aos desenvolvedores do Anaconda um suporte intensivo, compartilhando conhecimento que poderá ser utilizado pelos desenvolvedores para melhorar o instalador do Fedora em vários aspectos.

Além disso, outros projetos relacionados ao Fedora e às distros Linux de “modo geral” estão utilizando essa tecnologia. Tornando o instalador do Fedora será ainda mais consistente com o restante do sistema.

Um longo caminho pela frente

Apesar de serem ótimas notícias, ainda deve levar algum tempo para que nós, usuários, possamos testar o “novo” instalador do Fedora. Segundo o que foi revelado pela equipe, o projeto ainda se encontra nos estágios iniciais de desenvolvimento.

Apesar de já existir um “protótipo” da nova solução, ainda há muito trabalho a ser feito. Por isso, ainda não foram reveladas imagens ou uma data de lançamento para o novo visual do Anaconda.

Todavia, os desenvolvedores afirmam que manterão a comunidade informada sobre o progresso do projeto e, é claro que, nós do Diolinux também manteremos a você atualizado assim que novas informações forem divulgadas.

Domine o Fedora agora mesmo!

Apesar de, atualmente, não possuir o instalador mais intuitivo do “mundo Linux” e não ser uma distro focada primariamente nos usuários “comuns”, o Fedora Workstation está longe de ser uma distro difícil de ser instalada e utilizada.

Independente de qual seja o seu nível de conhecimento sobre Linux, “dominar” o Fedora pode ser uma tarefa extremamente fácil, especialmente com o curso de introdução ao Fedora que está disponível no Diolinux Play, nossa plataforma de cursos online.

Com apenas R$19,99 mensais você recebe acesso a todos os cursos da nossa plataforma, com direito a certificado. Esta é, com certeza, uma oportunidade que você não pode perder!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!