No dia 2 de Junho a Linux Foundation anunciou uma nova iniciativa chamada R Consortium, um grupo que visa unir usuários da linguagem de programação open-source R.
Linux Foundation e Microsoft juntas?
Nos últimos tempos a Microsoft vem surpreendendo a todos: Diz amar o Linux, pretende tornar o Windows open-source, anuncia atualização de graça até para que usa Windows pirata, Windows grátis para beta testers entre outras coisas.
E agora a empresa de Redmond está unindo-se ao R Consortium.
O que é o R Consortium?
Para quem não sabe, R é uma linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento para cálculos científicos e gráficos que foi originada na universidade de Auckland (Nova Zelândia).
Após ter adquirida a empresa Revolution Analytics (que faz forte uso da linguagem), a Microsoft anunciou que está se unindo ao consórcio juntamente a outros membros fundadores como a google, Oracle, HP, Tibcom, RstudioAlteryx para financiar o novo consórcio.
O R Consortium trata-se de um consórcio separado, sem fins lucrativos que se dedica a manter a linguagem R e prestar suporte aos usuários da linguagem.
O site R Consortium publicou:
“A linguagem R é um ambiente open source para computação estatística e gráficas, e roda em uma ampla variedade de plataformas computacionais. A linguagem R tem apreciado crescimento significativo, e agora possui suporte a mais de dois milhões de usuário. Uma ampla grama de industrias adotaram a linguagem R, incluindo biotécnica, finanças, pesquisas e industrias de alta tecnologia. A linguagem R é integrada com frequência em analises, visualização, e aplicações de relatórios.”
A Microsoft também pronunciou-se sobre o assunto:
“O R Consortium prestará suporte a comunidade R ao ajudar empresar que dependem da R (e seus cientistas de dados e desenvolvedores) para juntos trabalharem em responder algumas das perguntas mais complexas da tecnologia e pesquisa,” disse David Smith, líder da comunidade R da Microsoft. “Estamos animados em galvanizar essa iniciativa como um membro fundador.”
A Microsoft realmente está nos surpreendendo. Agora resta-nos esperar para ver qual é a próxima jogada da empresa; as coisas andam mudando muito por lá.
Daqui a pouco vamos ver propaganda da Microsoft prestando suporte a Linux em Desktop… nunca se sabe…