Novidades no Linux Mint em Janeiro de 2020

Novidades de Janeiro

Como já é de praxe, o pessoal do LinuxMint anuncia uma release de cada mês, assim trazendo algumas novidades sobre o projeto. No mês de janeiro de 2020 não foi diferente.  

O post é feito pelo líder do projeto, Clement Lefebvre, onde ele começa com a menção para às 1022 doações recebidas, totalizando US$25.352,00 em um único mês. Também comentou que um novo ciclo se inicia e que vão começar o desenvolvimento em novos recursos que virão nas bases do LMDE 4 e do Linux Mint 20.  

Na postagem, Clement deu ênfase na versão LMDE 4 (Linux Mint Debian Edition), comentando que ela receberá as melhorias e novidades lançadas no Linux Mint 19.3, como o HDT, boot-repair, sistema de reports, configuração de idiomas, HiDPI, melhorias do artwork, novo menu de boot, Celluloid, Gnote, Drawing, Cinnamon 4.4, XApp status icons , etc. Tudo sendo utilizado o Debian 10 como base.  

Instalador do LMDE

Foi adicionado o suporte para a encriptação da home e aos submódulos do Btrfs.

Encriptar a pasta home

Outra novidade que veio, foi a possibilidade de escolher a inicialização do LMDE4 com os drivers proprietários da NVIDIA, facilitando assim quem tem computadores com GPUs dela e muito provavelmente também facilitando quem tem notebooks híbridos.

LMDE com suporte à placas híbridas

Agora são duas novidades muito aguardadas por quem usa o Linux Mint, que são a possibilidade de escolher a frequência dos monitores e usar a escala fracionada (fractional scaling).  

A primeira era muito comum em alguns desktop environments (DE) e agora chega no Cinnamon 4.6.

Escala fracionada no Cinnamon

E a outra é o fractional scaling, que já vinha sendo implementada em DEs como o Gnome e o KDE Plasma, agora chegando ao Cinnamon 4.6.

Atualmente o Cinnamon só consegue definir valores em 100% (normal) ou em 200% (modo HiDPI), mas isso pode deixar a tela em alguns monitores “bugadas” ou “fora de prumo”.

Também será possível fazer o ajuste se você tiver outro monitor conectado. Segundo Clement, em breve quem utiliza o Cinnamon 4.6, poderá ajustar para 125%, 150% ou 175% (além dos padrões já citados acima).

Os testes ainda estão bem no “comecinho”, sendo descrito como um alpha ainda.  

Comente aí nos comentários o que você achou dessas novidades e o que você espera do Linux Mint 20 e do LMDE 4.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Os melhores games de navegador para você jogar no Linux
Continue lendo

Os melhores games de navegador para você jogar no Linux

Todos gostam de games e com a Valve abrindo caminho os games para Linux são a cada dia mais comuns, mas você pode fazer parte de um grupo de usuários que não tem uma máquina tão potente para rodar os games com gráficos AAA da Steam, por isso vamos lhe mostrar algumas ótimas opções para você se divertir e o melhor, tudo o que você precisa é de um navegador e conexão com a internet.