Se você está procurando uma aplicação para edição simples de imagem e foto no Linux, o PhotoFlare pode ser essa ferramenta.
Já fizemos dois artigos aqui no blog, abordando o assunto de edição e manipulação de imagem. O primeiro foi “5 Softwares para manipulação de imagens para Ubuntu e Linux Mint” e o segundo foi “5 softwares para tratamento de fotos para Ubuntu e Linux Mint”.
Algumas das funcionalidades presentes no PhotoFlare
- Ajustes de cores (brilho, contraste, etc);
- Cortar, Virar, Girar;
- Redimensionar e dimensionar;
- Ferramenta de texto;
- Ferramenta de forma;
- Varinha mágica;
- Seletor de cores;
- Filtros de fotos;
- Gradientes;
- Pincéis;
- Processamento em lote;
- Edição em lote das fotos.
Por hora, ainda não tem a opção de Layers (Camadas), mas ao que tudo indica na versão 2.0 do programa ela virá. O roadmap você pode conferir aqui. Eles também disponibilizaram um manual online (em inglês).
Por enquanto, ele está disponível para Linux e Windows. No Linux, por ora no AUR do Arch/Manjaro está disponível e para a base Ubuntu, além do próprio Ubuntu, o ZorinOS e o Mint.
As versões do Ubuntu suportadas até o momento são: 18.04/18.10/19.04/19.10. No ZorinOS e no Mint, segue a instalação para a versão 18.04 do Ubuntu.
Para instalar ele no Ubuntu e derivados, é necessário adicionar um PPA, em que basta você abrir o terminal e digitar ou copiar e colar o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:photoflare/photoflare-stable -y && sudo apt update && sudo apt install photoflare -y
Feito isso, é só esperar a instalação terminar e procurá-lo no menu de aplicativos do seu sistema.
Tendo algum problema ou sugestão, basta acessar o GitHub do projeto e enviar para eles.
Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum, o Diolinux Plus. Espero você até a próxima, um forte abraço.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.