Linux MintNotíciasSistemas operacionais

Linux Mint: Novidades do mês de Agosto de 2020

Tão certo quanto o sol que aparece pela manhã, sabemos que Clement Lefebvre fará um post com as notícias do sistema operacional queridinho das massas o Linux Mint. 

Embora no mês passado os desenvolvedores deram a entender que o sistema teria menos novidades e mais estabilidade. As notícias de Agosto são bastante interessantes para os usuários, trazendo além das correções já esperadas, algumas novidades que me animaram quanto ao sistema.

Pegue um cafezinho e prepare um pendrive (ou não, não desejo te influenciar) e vamos falar sobre o Linux Mint.

Correções de Bugs no Linux Mint

Eu sei que você deseja saber as novidades, mas vamos começar com simples correções de bugs e depois vamos discutir sobre essas novidades.

Correções na versão 19.3

Embora o sistema esteja em sua versão 20, várias correções foram portadas para a versão 19.3 do sistema que é baseada no Ubuntu 18.04 LTS. As correções mais significativas desse pacote são:

  • Cinnamon-session: Essa correção não irá deixar que o desligamento seja atrasado por programas que não estão respondendo.
  • Muffin: O muffin é o compositor do Cinnamon. No mês de agosto tivemos duas correções. A primeira corrige um erro com alguns jogos em tela cheia na Steam,  já a segunda corrige falhas pretas e artefatos aleatórios no sistema.

Outras correções

O Linux Mint 20 e o LMDE 4 também receberam correções de bugs, mais especificamente para resolver um caso que fazia o desktop travar. Também foram resolvidos alguns problemas relacionados com atalhos e algumas “perfumarias” do sistema.

O libxapp recebeu atualizações para tornar seu observador SNI assíncrono. Essa atualização corrige ícones de bandeja ausentes em aplicativos, além de corrigir em alguns casos problemas de login. 

Warpinator: Além do Linux Mint

O Warpinator foi uma das principais novidades do Linux Mint para a versão 20. Ele recebeu melhorias na conexão de rede e preservação de permissões de arquivo.

A equipe também anunciou que a ferramenta que já acompanha o Linux Mint 20, foi portada para o LMDE 4 e estará disponível para todos usuários Linux como um pacote Flatpak disponível no Flathub.

Caso você utilize o Linux Mint 19.x, 18.x ou qualquer outra distro que possua suporte a flatpak, basta abrir a loja e procurar por Warpinator. Caso você utilize versões diferentes do sistema, o Warpinator reconhecerá redes independente da versão do repositório ou Flatpak.

WArpinator agora possui versão flatpak
Imagem divulgada pela equipe do Linux Mint

Linux Mint WebApp Manager

A equipe do Linux Mint resolveu trazer uma aplicação para criar webapps de forma semelhante ao aplicativo ICE da distribuição Peppermint. Essa aplicação irá facilitar a criação webapps em outros navegadores que não sejam o Google Chrome.

Embora o Mint esteja 10 anos atrasados em relação ao ICE, a equipe parece estar bastante animada para trazer essa função para o sistema. As equipes do Linux Mint e Peppermint estão conversando e descobrindo a melhor maneira de trabalharem juntas.

WebApp Manager do Linux Mint
Interface do WebApp manager

O projeto WebApp Manager do Linux Mint apresenta:

  • Um novo ícone e interface de usuário, além de um nome genérico e mais “direto ao ponto” se comparado com Warpinator.
  • 100% de compatibilidade com o Projeto ICE do Peppermint OS
  • Suporte para temas de ícone do sistema
  • Downloads de favicon de sites aprimorados (com suporte ao Favicon Grabber)
  • Um back-end dividido, para que o ICE e o WebApp Manager possam usar a mesma base de código caso queiram manter as interfaces de usuário separadas.
  • Capacidade de mostrar ou ocultar a barra de navegação do navegador Firefox.
  • Tradução completa para os principais idiomas (no momento do lançamento)

Após o usuário criar um WebApp, ele poderá iniciar diretamente do menu. O aplicativo será executado em uma janela própria do navegador, porém, utilizando o mesmo perfil do usuário.

Adicionando WebApps no WebApp Manager
Adicionando um WebApp

Caso queira, o usuário pode fixar o WebApp no painel para facilitar o acesso, além de alternar para a aba desejada utilizando o seletor Alt+Tab.

Uma versão beta do WebApp manager está disponível para download. O aplicativo está quase completo, porém segundo a equipe ele não foi completamente traduzido.

Considerações finais

No mês de julho tivemos um “hiato” no desenvolvimento de novidades, porém, em agosto a equipe nos surpreendeu! Principalmente com as novidades do Warpinator, que era um software que estava “exclusivo” no Linux Mint.

Creio que não está nos planos da equipe, mas, uma versão do Warpinator para Android seria mais do que interessante para vários usuários. 

O WebApp Manager também é uma ferramenta bastante interessante para vários usuários que desejam facilitar seu workflow no sistema. Eu mesmo utilizava uma aplicação semelhante que vem incluída no Big Linux que traz vários WebApps em seu sistema.

Agora nos resta esperar para saber o que o mês de setembro trará ao Linux Mint. Mas e você o que acha que teremos de novidade? O que achou das novidades apresentadas em agosto? Deixe pra gente nos comentários e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!

    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts