Linux Mint

Linux Mint e seus Forks: Agora é a vez do Nemo, fork do Nautilus

Depois do Cinnamon fork do Gnome 3, do MATE fork do Gnome 2, criação do MDM gereciador de login alternativo o LightDM e GDM, o Linux Mint inova denovo ( ou não?) e cria um fork para o Nautilus, navegador de arquivos padrão do Ubuntu e de muitas outras distros.

Tudo bem, muitos ainda dizem que o Linux Mint é o Ubuntu com alguns temas e codecs, já lí isso muito, mas temos que concordar em um ponto, existem muitas distros que fazem isso e pelo menos o Mint tenta criar as suas “próprias coisas”. Acho que futuramente o Mint será um boa opção para Desktops mais conservadores, eu por exemplo custei a me adaptar ao Unity, mas hoje qualquer ambiente gráfico diferente me causa estranheza.

A idéia do Nemo é ser mais personalizável do que  o Nautilus está se tornando. 

A versão no Nautilus que deve sair com o Gnome 3.6 não trará mais a opção de mostrar o caminho da pasta pressionando CRTL+L coisa que o Nemo promete manter. O Nemo ainda está um pouco longe de estar pronto, pois seu desenvolvimento começou a pouco dias, ele é mais um passo para a equipe do Linux Mint seguir seu próprio caminho.

nemo file manager linux mint

O que você acha da iniciativa do Linux Mint em criar versões próprias de ambientes gráficos, gestores de login e agora gestores de arquivos? Será que estão no caminho certo?

Ah, já ia esquecendo, apesar do Nemo estar em plena fase de desenvolvimento, o código fonte dele poder se baixado pelo GitHub clicando aqui.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!