Jogar em distribuições Linux atualmente é algo muito simples graças ao Steam, a plataforma de distribuição de jogos da Valve. Aprenda agora a instalar o Steam nas principais distros e aproveitar inúmeros títulos em seu computador.
Com a camada de compatibilidade Proton, mantida pela Steam e pela comunidade, a maioria dos jogos são compatíveis com Linux, exceto alguns títulos multiplayer, como o LOL, o Valorant e o GTA Online.
Segundo a pesquisa Steam Hardware and Software Survey de janeiro de 2025, as distros Linux mais populares entre os jogadores são o SteamOS, Arch Linux e Ubuntu.

Neste tutorial, vamos desconsiderar, obviamente, o SteamOS, que já vem com o Steam instalado. Repare que o terceiro lugar é o Freedesktop SDK 24.08 [Flatpak runtime]. Isto não se trata de um sistema operacional, mas de um formato de empacotamento, o flatpak, que, por rodar em uma sandbox restrita, impede o Steam de detectar qual o sistema operacional.
A grande vantagem do Flatpak é que ele funciona bem em praticamente qualquer distro Linux. Em grande parte das distros, o formato é compatível nativamente, nas demais, como o Ubuntu e o Arch Linux, é possível compatibilizá-lo por um passo a passo simples.
Instalando o Steam via Flatpak
Comecemos pela forma mais universal de instalar o Steam no Linux. Sendo sua distro Linux compatível com o Flatpak (como o Fedora, Linux Mint, Zorin OS, elementary OS, dentre outros), basta ir ao Flathub, pesquisar por Steam e clicar em instalar para baixar o instalador. Então, basta dar um duplo clique no instalador que ele abrirá na loja de aplicativos, permitindo a instalação.
Numa distro já compatível com o Flathub, você também encontrará o Steam em flatpak diretamente na loja de aplicativos.
Como instalar o Steam no Ubuntu e derivados?
A primeira e mais óbvia forma de instalar o Steam no Ubuntu é procurar pelo aplicativo na loja do sistema e instalar. Entretanto, ele vira no formato Snap, que no caso do Steam, pode não funcionar tão bem quanto os demais métodos em certos jogos.

Tanto para Ubuntu, quanto para as distros derivadas, o processo também pode ser feito pelo terminal com o seguinte comando:
sudo apt install steam
Será necessário digitar a sua senha e confirmar posteriormente a instalação, preste atenção nas informações que o terminal te apresentar.
Outra forma de instalar no Ubuntu e derivados é com o arquivo .deb fornecido pelo site do Steam.
Baixe o pacote, dê dois cliques no arquivo e ele vai abrir com o instalador correspondente. Clique em “Instalar” e digite a sua senha de administrador. Aguarde a instalação, posteriormente você vai encontrar o Steam no menu do seu computador.
Após a instalação, ao abrir o cliente Steam pela primeira vez, será necessário baixar uma série de arquivos complementares, o download irá acontecer automaticamente, porém, dependendo da velocidade da sua internet, esta parte do processo poderá demorar mais ou menos.
Instalando o Steam no Arch e derivados
Em distros derivadas do Arch, como o Manjaro e o Big Linux, você deverá encontrar o Steam facilmente instalável pela loja de aplicativos. No Arch Linux propriamente dito, é necessário, antes, compatibilizar com o flatpak e o Flathub e baixar alguma loja de aplicativos. Alternativamente, pode instalar pelo comando:
sudo pacman -S steam
Pronto, agora é só logar em sua conta, baixar os jogos e aproveitar! Ficou alguma dúvida ou tem alguma dica? Conte com a comunidade do fórum Diolinux Plus!