Fedora

O que há de novo no Fedora 39?

Após algum atraso, temos o Fedora 39! A nova edição do sistema operacional estava programada para ser distribuída a partir do final de outubro, mas devido a problemas na montagem da imagem de instalação, precisou ser adiado. Inicialmente, os desenvolvedores encontraram problemas na imagem para Raspberry Pi, cogitando lançar mesmo assim, com um aviso e a promessa de correção em atualizações, mas depois, também se depararam com erros na imagem para PC, que não eram montadas com o nome correto.

Em 7 de novembro, um dia após o aniversário de 20 anos do lançamento do primeiro Fedora, o Fedora 39 começou a ser distribuído ao público. Conheça as principais novidades de uma das mais populares distros Linux.

Fedora 39, uma atualização contida

Neste lançamento, o Fedora se conteve em apresentar novidades, algo esperado era um novo instalador, com interface moderna, mas deverá ficar pronto apenas no próximo lançamento. O Fedora 39 focou em atualizar os programas embarcados, o mais notável é o GNOME 45, com um novo ícone para o botão de atividades, mais aplicativos GTK4, além de melhorias visuais na barra lateral do gerenciador de arquivos Nautilus.

Novo botão e menu atividades do Fedora 39 com GNOME 45

O terminal do Fedora 39 também recebeu atenção, antes todo o texto era monocromático, agora, as informações são diferenciadas por cores personalizáveis. 

Novo terminal Fedora 39

Na loja de aplicativos, uma nova ferramenta muito desejada pelos usuários, permite apagar todos os dados dos aplicativos em Flatpak durante a remoção, algo que só havíamos encontrado em softwares de terceiros.

Com o kernel Linux 6.5, o Fedora 39 garante compatibilidade e bom desempenho, mesmo em hardwares mais atuais, traz suporte inicial ao Wi-Fi 7, além de corrigir alguns bugs.

O Fedora 39 já está disponível em serviços de nuvem, como o Google Cloud, AWS e Microsoft Azure. Os spins do Fedora, com outras interfaces gráficas, seguiram o mesmo padrão de atualizar os softwares embarcados, dessa forma, você pode optar pelo sistema com KDE, Xfce, Budgie, entre outros. Neste lançamento, houve a estréia de um novo spin, o Fedora Onyx, uma distro atômica, similar ao Silverblue e Kinoite, mas com interface Budgie. 

Baixe o Fedora 39 no site oficial, ele está disponível para sistemas com arquitetura x86_64 (apenas para computadores 64 bits), ARM64 e PowerPC 64.

Este lançamento chega pouco depois do Ubuntu 23.10, outra distro que encabeça o rol das mais populares do mundo Linux, com algumas novidades similares, mas cada uma mantendo sua identidade. Conheça as principais novidades do último lançamento do Ubuntu neste ano!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!