Lançado em agosto deste ano, o elementary OS 6 fez bastante sucesso na comunidade Linux, com inúmeras mudanças, tanto visuais quanto na base de seu sistema, trazendo uma verdadeira revolução para o desktop Linux.

Agora que estamos próximos do natal, a equipe do sistema resolveu presentear seus usuários, com o lançamento da versão 6.1 de codinome “Jólnir” que traz diversas melhorias para o sistema.

Uma AppCenter cada vez melhor

A comunidade comentou bastante sobre a AppCenter e a equipe do elementary OS já está trabalhando em cima do feedback oferecido pelos usuários.

A primeira mudança, está na ferramenta de pesquisa, que irá sugerir ao usuário instalar uma aplicação do Flathub através do sideload quando a mesma não for encontrada na AppCenter.

image 29

Além disso, o visual da AppCenter recebeu um pequeno upgrade, ficando ainda mais responsivo e exibindo mais itens em sua página inicial, que passou a utilizar o estilo de grade de aplicativos.

image 28

O sistema de pagamento para aplicativos também recebeu um redesign e agora oferece menos caixas de diálogo para o usuário, facilitando o processo de compra.

image 27

Outra mudança digna de nota, é que ao instalar aplicações de repositórios de terceiros, como o Flathub, não será mais necessário reiniciar o sistema para que o aplicativo apareça no menu.

Um sistema ainda mais produtivo

A equipe do elementary OS também decidiu realizar algumas mudanças para aumentar a produtividade de seus usuários, dentre elas:

Um novo Alt+Tab

O atalho Alt+Tab é um dos mais utilizados pelos usuários de computadores e deixa o workflow mais produtivo facilitando alternar entre os aplicativos abertos no computador.

Ele recebeu algumas mudanças de comportamento na última versão do sistema, deixando de ser gerenciado através da dock e passando a exibir os ícones no centro da tela para que o usuário alterne entre eles.

image 1

Isso deixa o atalho mais intuitivo e simples, com menos informações carregadas na interface e consequentemente, na vista dos usuários.

Buscando pelas configurações

A pesquisa na central de configurações do sistema está ainda mais inteligente.

Ao pesquisar pelo termo “velocidade do mouse” a central de configurações irá retornar por “Mouse e Touchpad → Mouse → Velocidade do ponteiro”. Note que o termo está incorreto, porém, mesmo assim a central de configurações encontrou a configuração desejada pelo usuário.

Uma limpeza em seus arquivos

O serviço de limpeza do elementary OS recebeu alguns upgrades em seu back-end e agora também pode deletar os arquivos contidos na pasta de Downloads.

Por padrão, a opção vem desativada, mas caso você goste de um sistema limpo e sempre se esquece de apagar o conteúdo desta pasta, basta ativá-la e deixar o sistema fazer sua mágica.

Melhorias no e-mail

O aplicativo de e-mail recebeu melhorias e irá te notificar automaticamente quando uma nova mensagem chegar, mesmo que o software esteja fechado, para que você não perca uma conversa importante.

Ao arquivar ou excluir uma conversa do aplicativo, o próximo item da lista será selecionado de forma automática permitindo que você realize ações em lote.

Além disso, foram corrigidas uma série de falhas relatadas pelos usuários e a equipe adicionou suporte para mais servidores de e-mail, incluindo o Outlook da Microsoft.

Suporte a vários hardwares diferentes

A equipe do elementary OS vem trabalhando em conjunto com algumas varejistas como a Star Labs, Slimbook e Laptop With Linux para garantir a melhor experiência possível nos dispositivos destas empresas.

O menu de aplicativos do sistema agora possui a opção de abrir um software com a placa de vídeo dedicada do sistema, melhorando ainda mais a experiência em notebooks híbridos.

Utilizando o novo elementary OS 6.1

Caso você esteja interessado em testar a nova versão do sistema e já o utilize em sua máquina principal, basta manter o seu sistema atualizado.

Se você nunca utilizou o elementary OS e pretende dar uma chance a distribuição, basta realizar o download do sistema através de seu site oficial.

Todas as mudanças na nova versão do sistema estão listadas nas notas de lançamento.

Você utiliza o elementary OS? O que achou desta nova versão? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Linux Lite OS 5.6 final recebe kernel 5.16
Continue lendo

Linux Lite OS 5.6 final recebe kernel 5.16

O Linux Lite OS 5.6 recebeu uma atualização e conta com diversas melhorias no sistema, que vão desde um visual mais refinado, até uma nova versão do kernel.