Notícias

Microsoft Office 2021 possui um melhor suporte para formatos abertos

É comum vermos pacotes office livres, como o LibreOffice, sempre melhorando o suporte para formatos de arquivos proprietários a cada atualização. Porém, o lançamento mais recente da popular suíte de escritório da Microsoft mostrou que o contrário também está acontecendo.

microsoft office 2021

Suporte do Microsoft Office 2021 ao formato ODF

Lançado no início do mês passado para os sistemas operacionais Windows e macOS, além de apresentar muitos outros novos recursos, o Microsoft Office 2021 passou a oferecer um melhor suporte ao formato OpenDocument (ODF) 1.3.

“The ODF 1.3 format (using the file extensions .odt, .ods, and .odp) is supported in Word, Excel, and PowerPoint alongside the Office Open XML (OOXML) format (which uses file extensions .docx, .xlsx, and .pptx). The ODF 1.3 specification adds support for many features already supported by the OOXML format, and now these features can be saved by Word, Excel, and PowerPoint.”

Alfred Hellstern (Gerente de programa da equipe de interoperabilidade do Microsoft Office)

Em uma tradução livre:

“O formato ODF 1.3 (usando as extensões de arquivo .odt, .ods e .odp) é compatível com Word, Excel e PowerPoint junto com o formato Office Open XML (OOXML) (que usa extensões de arquivo .docx, .xlsx e. pptx). A especificação ODF 1.3 adiciona suporte para muitos recursos já suportados pelo formato OOXML e agora esses recursos podem ser salvos pelo Word, Excel e PowerPoint.”

Alfred Hellstern

Alfred Hellstern ainda completa com a seguinte nota:

“This change means that Office apps will now save to the ODF 1.3 format only. ODF 1.2 and earlier files can be opened, but will be saved as 1.3. Products that only support the 1.2 format, such as older versions of Office, can open a file saved in the 1.3 format but won’t support the new features when saved.”

Alfred Hellstern

Em uma tradução livre:

“Essa alteração significa que os aplicativos do Office agora serão salvos apenas no formato ODF 1.3. Arquivos ODF 1.2 e anteriores podem ser abertos, mas serão salvos como 1.3. Produtos que suportam apenas o formato 1.2, como versões mais antigas do Office, podem abrir um arquivo salvo no formato 1.3, mas não suportam os novos recursos quando salvos.”

Alfred Hellstern
Save As ODT 06 no user info visible 1024x706 1

Melhorias que o suporte ao formato ODF traz ao Microsoft Office

O suporte ao formato ODF 1.3, traz algumas melhorias ao Microsoft Office, são elas:

PowerPoint 

  • Tabelas: o número de linhas e colunas definidas para uma tabela inserida em uma apresentação agora persiste quando a apresentação é salva como .odp.

Excel

  • Cor da guia: qualquer cor de guia definida clicando com o botão direito do mouse em uma guia da planilha, clicando em Cor da guia e, em seguida, escolhendo a cor desejada agora persiste quando a planilha é salva como .ods.
  • Novos tipos de linha de tendência em gráficos: qualquer média móvel ou linha de tendência polinomial adicionada a um gráfico agora persiste quando a planilha é salva como .ods.
  • Formas em gráficos: todas as formas adicionadas a um gráfico clicando em Inserir > Formas agora persistem quando a planilha é salva como .ods.
  • Escala para X / Y: qualquer layout de página, escala e valores de largura / altura definidos, agora persistem quando a planilha é salva como .ods.
  • Cabeçalho e rodapé: todas as opções de cabeçalho e rodapé definidas ao clicar em Inserir > Cabeçalho e rodapé agora persistem quando a planilha é salva como .ods.

Word

  • Primeiro cabeçalho da página ou na primeira página Rodapé: a primeira página diferente definida agora persiste quando o documento é salvo como .odt.
  • Controle de conteúdo suspenso: qualquer controle suspenso inserido ao clicar em Desenvolvedor > Controles, agora persiste quando o documento é salvo como .odt.
  • Campo de número da página que começa no número de página zero: quando a primeira página de um documento é definida para mostrar um número de página clicando em Inserir > Número da página > Formatar números de página e, na caixa “Iniciar em”, digite 0 e clique em OK, a configuração agora persiste quando o documento é salvo como .odt.
  • Iniciais do revisor nos comentários: as iniciais do criador do comentário persistem quando o documento é salvo como .odt.
3518277 PC laptop on wooden table

Um grande passo para os formatos OpenDocument

Não é por acaso que a Microsoft está passando a oferecer suporte ao formato ODF em sua suíte de escritório, a crescente adesão aos formatos OpenDocument é a grande responsável por isso. Além de milhões de usuários caseiros estarem utilizando suítes como o LibreOffice em suas máquinas pessoais, o uso de formatos de arquivo abertos em empresas, organizações e órgãos governamentais em todo o mundo também vem crescendo.

Um suporte melhorado para formatos de arquivo abertos no Microsoft Office, ajuda a garantir que aqueles que usam arquivos ODF não encontrem problemas no compartilhamento de arquivos com empresas ou organizações que trabalham exclusivamente com produtos Microsoft, o que foi um problema por muitos anos.

Adquirindo o Microsoft Office 2021

Para adquirir a mais recente versão da suíte de escritório da Microsoft é muito simples, basta acessar o site da empresa.

O Microsoft Office Home and Student 2021 custa a partir de R$749,00 para macOS, Windows 10 e Windows 11 (recém-lançado). Inclui Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Microsoft Teams para Windows e Mac.

2021 11 23 15 55

Já o Microsoft Office Home and Business 2021 custa a partir de R$1.989,00 e inclui todos os itens acima, além do Outlook para Windows e Mac, somado ao direito de usar os aplicativos para fins comerciais.

2021 11 23 15 59

E você aí, utiliza o formato ODF? Essa novidade irá lhe ajudar de alguma maneira?


Abraços pessoal e até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos