Esse artigo faz parte de uma série de artigos sobre como capturar informações do hardware do seu computador. Temos outros dois artigos que mostram como realizar isso utilizando Windows e outro como mostrar isso no Linux.

O CPU-X é um software grátis e de código aberto projetado para GNU/Linux e FreeBSD, criado para mostrar informações detalhadas sobre seu hardware.

Ele pode mostrar informações da sua placa-mãe, processador, placa de vídeo entre outros dados, em sistemas operacionais baseados em Linux ele é a principal alternativa ao CPU-Z uma aplicação para o mesmo fim muito usada por usuários de Windows.

CPU-X: tão simples e útil quanto o CPU-Z

Apesar da “falta de criatividade” para o nome do programa ele é bastante útil e consegue mostrar informações muito interessantes sobre os componentes do seu computador, como quais instruções que o processador suporta, valor do clock, número de núcleos, etc.

Como instalar o CPU-X nas principais distros Linux

O projeto do CPU-X está publicado no github com todas as informações oficiais do projeto, o desenvolvedor informou que não tem previsão para portar o aplicativo para GTK4.

O CPU-X está disponível para instalação nas principais distros do mercado, mostraremos  como instalá-lo em distros baseadas no Debian/Ubuntu, Fedora e no Manjaro KDE.

Instalação no Debian, Ubuntu, Pop!_OS 21.04 e derivados

Assim como em outras distribuições baseadas no Debian/Ubuntu basta apenas abrir a loja de aplicativos e pesquisar por cpu-x e instalar:

CPU-X instalando Debian e derivados.

Como fazer a instalação no Fedora 35

Da mesma forma no Fedora e em distribuições com base RedHat, basta abrir a loja de aplicativos e pesquisar por cpu-x, conforme a imagem abaixo:

CPU-X instalando no Fedora e derivados RedHat.

Instalação no Manjaro

A instalação no Manjaro ou em distribuições baseadas no Arch Linux precisa de alguns passos extras: ao utilizar o Pamac é necessário o repositório AUR.

Vamos aos passos:

CPU-X instalando no Manjaro.

Ao abrir o Pamac, clique no menu “hambúrguer” clique em Preferências. Na tela de preferências clique em “Terceiros” e marque a opção “Habilitar o suporte AUR”.

CPU-X instalando no Manjaro.

Volte ao menu e clique em “Atualizar banco de dados”, o sistema irá pedir para reiniciar:

CPU-X instalando no Manjaro.

Após reiniciar entre novamente, no Pamac pesquise por CPU-X.

CPU-X instalando no Manjaro.

Após a instalação, ele aparecerá no menu de aplicativos.

CPU-X instalando no Manjaro.

O CPU-X é útil para você? Conte nos comentários como você visualiza os detalhes de hardware do seu computador.

Obrigado pela leitura. Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste