Uma hora ou outra nos deparamos com uma situação em que precisaremos enviar uma imagem para alguém, seja via e-mail, Telegram, WhatsApp ou qualquer outro meio que possibilite o envio de imagens.
Parece uma tarefa simples, não é mesmo, mas como “nem tudo são flores” e geralmente esses serviços possuem um limite de tamanho para os anexos, quando isso acontece precisamos recorrer a outras ferramentas, como sites e softwares de converter as imagens em um formato aceito pelos serviços.
Para te ajudar a não passar este sufoco na hora de enviar uma imagem como anexo, no artigo de hoje nós iremos te apresentar o Converseen, um conversor de imagens poderoso que torna a tarefa de conversão de imagens bem menos trabalhosa do que ela realmente é.
Conheça o Converseen
Desenvolvido por Francesco Mondello (autor do blog Fasterland), o Converseen é um conversor de imagens em lote de código livre, desenvolvido na linguagem C++ e utilizando as bibliotecas do Qt5, que permite seu uso em várias plataformas.
Ele é um software multiplataforma que serve como uma interface para o utilitário ImageMagick, permitindo ao usuário realizar diversas alterações em imagens de forma simples.
Através dele, você consegue converter várias imagens para mais de 100 tipos de formatos diferentes, dentre eles: DPX, EXR, GIF, JPEG, JPEG-2000, PDF, PhotoCD, PNG, Postscript, SVG e TIFF.
Um software cheio de funções
O Converseen possui diversas funções que podem auxiliar seu workflow, como:
- Edição em massa;
- Conversão para diversos formatos;
- Girar e inverter imagens;
- Redimensionamento de imagens;
- Comprimir imagens para a Web;
- Renomear imagens em massa.
- Converter arquivos PDF em imagens.
Instalando o Converseen no Linux
O Converseen é um software bastante conhecido entre a comunidade Linux e está disponível na maioria dos repositórios das distribuições, bastando apenas você procurar por ele na loja de aplicativos de sua distribuição favorita.
Caso você seja um usuário mais experiente ou alguém que não tem medo de utilizar o terminal, você pode usar algum dos comandos abaixo para instalar em sua distribuição.
Debian, Ubuntu e derivados:
sudo apt update
sudo apt install converseen
Se você utiliza o Fedora como sistema operacional, basta utilizar o comando:
sudo yum install converseen
Já o openSUSE possui a opção de 1-Click Install, mas, caso você queira também é possível utilizar o seguinte comando no terminal:
sudo zypper install converseen
Agora, caso você utilize uma distribuição que não está listada aqui, acesse o site oficial do projeto para mais informações sobre a instalação em outros sistemas.
Utilizando o Converseen
Ao iniciar o Converseen, você irá deparar com a seguinte tela:
Clique na opção “Add Images” (ou Adicionar Imagens caso o aplicativo esteja em português) e selecione os arquivos desejados.
Ao selecionar uma imagem, você terá opções como rotacionar, inverter e até mesmo escalonar, alterar a resolução e definir o local de saída de imagem através da barra lateral esquerda.
Após realizar estas configurações, basta definir o formato para o qual você deseja converter as imagens e o nível de compressão através da aba “Conversion formats” e o botão “Images settings” situados na parte inferior da interface.
Com as modificações realizadas, basta clicar em “Convert”, as imagens serão convertidas e enviadas para o local de destino selecionado. O tempo de conversão vai variar conforme a quantidade de imagens e o poder de processamento do computador.
Viu só como é simples converter suas imagens? Já conhecia o Converseen? Que tal testá-lo em seu sistema?
Até o próximo artigo pinguim!