Conheça o Bada OS

Conheça o Bada OS

“O Primo pobre do Android”

Resolvi escrever este artigo porque fiquei curioso com um sistema operacional que vi em um celular da Samsung, parecia Android… mas não era.

O Bada OS é um sistema operativo móvel desenvolvido pela Samsung e equipa normalmente os celulares da linha Wave da empresa.

Mexendo um pouco, agora entendo um pouco mais o porque na Apple chiar tanto em relação a Samsung, isso que até onde sei o Bada OS nem fazia parte das críticas que empresa Coreana sofria.

Uma copia do Android do, iPhone e até do Symbiam

A aparência é igual a do Android, vindo embarcado num celular da Samsung que lembra a linha Galaxy então nem se fala, o modo de abrir as pastas e fechar os programas é igual ao do iPhone e a maneira do sistema trabalhar com o Hardware lembra o Symbiam, ou seja básico para um Smartphone, se é que podemos chamar assim.

Pesquisando, li algumas críticas sobre o sistema, um pouco limitado, ele possui o Samsung Apps como loja de aplicativos, e sabemos, eu sei porque tenho esse app encravado no meu Android, que ele deixa a desejar e tem em sua maioria aplicativos inúteis e repetitivos, como apps para horoscopo e conversores de moedas.

Mas o Bada cresceu, ele foi lançado no final de 2009, e agora está na versão 2, a grande vantagem que eu vejo nele é que ele barateia um pouco os custos do aparelhos, visto que um Samsung Wave com Bada sai por volta de 420 reais, mas do meu ponto de vista o sistema é incompleto, para essa opção de barateamento de custos aposto muito mais do Firefox OS.

Veja algumas imagens do sistema:

A página Oficial do Bada é esta, e existem alguns sites especializados no sistema no Brasil.

E ai leitor, você compraria um Smartphone com este sistema?


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
"Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration"
Continue lendo

“Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration” será lançado para Linux e macOS

Boas novas para os gamers de Linux, um novo e importante título "triplo A" está prestes a ser lançado, trata-se do título mais recente da franquia da Lara Croft publicado pela Square Enix, desenvolvido em parceria com a Crystal Dynamics e agora portado para Linux e macOS pela Feral Interactive, "Rise of the Tom Raider" em sua edição especial de vigésimo aniversário.