A Nvidia anunciou em seu blog para desenvolvedores a disponibilidade imediata do código-fonte dos módulos para kernel Linux, permitindo que as distros possam implementar este novo módulo para oferecer suporte as principais GPUs para desktop e servidores.
Historicamente tida como uma empresa complicada para trabalhar com a comunidade de código livre, esta manobra da Nvidia gerou reações diversas e várias personalidades comentaram o assunto nas redes sociais.
O código-fonte pode ser consultado integralmente nos repositórios do projeto e segundo o comunicado oficial, essa iniciativa conta com a parceria de grandes nomes do mundo Linux como Canonical, SUSE e Red Hat.
Este episódio do DioCast conta com o apoio do Sanebox, uma solução para trazer a sanidade de volta para a sua caixa de entrada de e-mails. Controle notificações, organize conteúdo usando etiquetas, filtre conteúdo indesejado e conte com o apoio de uma inteligência artificial para manter seu e-mail livre de conteúdos indesejados.
✅ Conheça mais sobre o Sanebox: https://sanebox.com/diolinux
Onde ouvir o DioCast
O DioCast está disponível em todas as principais plataformas de podcast. Você pode ouvir diretamente do Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer ou qualquer outro aplicativo utilizando o feed RSS.
Se preferir, também é possível ouvir diretamente do blog Diolinux através do player acima ou na página dedicada ao DioCast.
Participantes
- Edson Silva (Host e Editor)
- Raul Craveiro (Convidado)
- Jedi Fonseca (Convidado)
Links Relevantes
Mathew Miller (Fedora) – The conundrum with Nvidia drivers on Linux
https://bit.ly/381qYVa
Nvidia anuncia drivers de código livre para o Linux (Fórum)
https://bit.ly/39wXqyO
NVIDIA relevou os SEGREDOS de suas placas… ou quase isso (Vídeo)
https://youtu.be/v8dy7cFnBCc
NVIDIA libera o código dos drivers open source (ou quase isso) (Diolinux News)
https://youtu.be/YMkkCebvwYc