Ubuntu quer tornar a instalação dos drivers mais recentes da Nvidia ainda mais fácil

Ubuntu quer tornar a instalação dos drivers mais recentes da Nvidia ainda mais fácil

As futuras versões do Ubuntu receberam um método de atualização de drivers ainda mais extremos, buscando sempre as últimas versões liberadas pelos fabricantes, confira:

Ubuntu tem um novo repositório de drivers

Uma iniciativa da Canonical deixou todos os usuários do Ubuntu felizes, uma das críticas que muitos e fez é que através do gerenciador de drivers do sistema não era possível instalar os drivers de vídeo mais recentes possíveis, e como eles fazem muita diferença no desempenho do computador, especialmente em jogos a empresa resolveu atender os seus usuários.

Um PPA exclusivo para drivers

Existem outros PPAs com drivers mais recentes como o Xorg Edgers e o X-Swat, ambos mantidos por membros da comunidade Ubuntu no Launchpad, porém, ambos repositórios não tinham supervisão da Canonical. Agora a empresa juntou alguns desenvolvedores tidos como confiáveis para criar um repositório PPA para trazer os drivers mais recentes para os usuários, PPA este que estará sob supervisão da Canonical.

Ainda em desenvolvimento

Apesar do PPA já ter sido liberado para os usuários ele ainda está em testes por isso pode ser que ele não funcione corretamente, atualmente o PPA contém apenas drivers da Nvidia, nada de drivers Intel e nem AMD, mas como ele ainda está em desenvolvimento eles devem chegar com o tempo. Se não chegarem através deste PPA pode ser que cheguem em um PPA separado e exclusivo para cada marca.

Testamos os novos Drivers no Dying Light

Temos aqui uma comparação interessante para lhe mostrar, os drivers contidos neste PPA mostraram um diferença muito interessante, o primeiro vídeo é um mais antigo onde eu mostrei o desempenho do Ubuntu 15.04 com o melhor driver contido no repositório oficial dele, confira.

O próximo vídeo mostra a evolução usando os novos drivers contidos no novo repositório criado pela comunidade Ubuntu juntamente com a Canonical.

Novo repositório com placas híbridas em Notebooks

Os testes realizados acima foi feito no meu Desktop e como pudemos ver o resultado foi surpreendentemente bom, porém, eu fiz o mesmo teste com o Ubuntu 14.04 rodando no meu Notebook, ele tem gráficos híbridos com Intel e Nvidia e com ele o novo repositório não foi eficaz, não pelo driver em si mas pelo PRIME que gerencia os dois drivers, aparentemente a versão nova do PRIME necessária para controlar os novos drivers ainda não foi incluído no repositório, portando não funcionou corretamente.

Como o PPA ainda está em fase experimental falhas deste tipo são toleráveis, assim que houver novidades neste sentido nós vamos lhe informar.

Como instalar o repositórios e os novos drivers no Ubuntu

O procedimento para instalação é simples, abra o seu terminal e cole o seguinte comando, pressione “enter”, digite a sua senha e pressione “enter” novamente.

sudo apt-add-repository ppa:graphics-drivers/ppa -y && sudo apt-get update

Depois de adicionar este repositório os novos drivers estarão disponíveis no programa de instalar drivers do sistema, você encontra ele no menu do Ubuntu procurando por “Drivers”.

Novos Drivers

Para saber qual é o driver adequado para a sua placa consulte o modelo  da sua placa no site da Nvidia através deste endereço. Complete com as informações referentes a sua placa:

Baixar Drivers

Depois de inserir as informações clique no botão verde “Procurar”. O resultado irá te trazer algo como essa imagem abaixo:

Driver Nvidia

Neste tela acima você consegue ver a versão do driver adequada para a sua placa, veja o número, é só escolher o driver correspondendo no gerenciador de drivers e clicar em “Aplicar alterações”, depois de instalado para tudo funcionar corretamente reinicie o computador.

Atenção, não recomendo fazer em Notebook com Drivers híbridos pois você pode precisar entrar em modo texto para remover o driver, então fica o alerta.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Dois Smartphones com Ubuntu Touch foram lançados!
Continue lendo

Dois Smartphones com Ubuntu Touch foram lançados!

Quem acompanha a trajetória do Ubuntu e da Canonical sabe o quanto a empresa se esforçou para criar o Ubuntu Touch, e não o projeto ainda não está completamente pronto como a Canonical queria, mas está perfeitamente usável, tanto que finalmente foram lançados modelos de Smartphones com o Ubuntu em sua versão móvel pré-instalado.