NotíciasSistemas operacionais

Linus Torvalds não pretende implementar o ZFS no Kernel Linux

Linus Torvalds não pretende implementar o ZFS no Kernel Linux a não ser que a Oracle cumpra com algumas condições, e declara que não acha o sistema de arquivos assim tão bom quanto muitas pessoas estão dizendo.

Em novembro do ano passado (2019), e também ontem (23/01), publicamos artigos falando sobre a batalha judicial que vem ocorrendo há cerca de dez anos entre Oracle e Google. Para obter um melhor entendimento sobre o que será dito neste artigo, fortemente recomendo que vocês leiam ambos os artigos, linkados acima.  

Atitudes e posturas tomadas por pessoas ou empresas, inevitavelmente acabam mostrando quais são os valores e formas de pensar dos mesmos. E são exatamente as atitudes que a Oracle tem tomado em relação a direitos de propriedade intelectual que tem feito com que Linus Torvalds tenha tomado a decisão de não incluir o sistema de arquivos ZFS no Kernel Linux.  

Tal implementação não está totalmente descartada, mas segundo Linus isso poderá ocorrer apenas se a Oracle emitir um documento oficial que conceda à The Linux Foundation total liberdade para utilizar todas as linhas de código relacionadas ao ZFS, e publicar o resultado sob a licença GPL, assim deixando a The Linux Foundation resguardada quanto a qualquer possibilidade de requisição de direitos autorais por parte da Oracle.  

Outras pessoas podem pensar que tudo bem em implementar o ZFS ao código do Kernel Linux, mas considerando a natureza litigiosa da Oracle, e as questões sobre licenciamento, não há forma em que eu possa me sentir seguro com isso.” disse Linus.

A primeira coisa que me vem à mente ao ler o trecho acima é essa disputa judicial entre Oracle e Google. É visto que o posicionamento do Linus sobre o assunto é no mínimo muito bem embasado.

Quanto a se vale ou não a pena implementar o ZFS no Linux, independente dos potenciais problemas legais, Linus complementa:  

Os benchmarks que eu vi não demonstraram um ZSF assim tão bom. E até onde sei, o mesmo não é mais mantido de uma forma tão ativa. Então em um cenário de longo prazo, por que alguém iria querer utilizá-lo?”  

Mesmo com as preocupações que Linus Torvalds e muitas outras pessoas têm sobre o assunto, as mesmas parecem não ser compartilhadas pela Canonical (Empresa responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu), que conforme noticiamos neste e neste artigos, está trabalhando na implementação do ZFS no Ubuntu já há algum tempo.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!   

Fontes: ZDnet, RWT  

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!