Xwayland ganha recurso de compatibilidade para placas NVIDIA no Linux 0
Notícias

Xwayland ganha recurso de compatibilidade para placas NVIDIA no Linux

NVIDIA no Linux não era um problema até o crescimento do Wayland, uma tecnologia mais moderna do que seu precedente, X.Org, oferecendo menor latência entre o comando do usuário e a resposta do monitor, renderização mais leve do vídeo e melhor interatividade com interfaces gráficas, especialmente em telas sensíveis ao toque. 

Não há dúvidas que o Wayland é o futuro no Linux, ao menos em curto ou médio prazo, mas um dos principais agentes que retem a evolução, tem sido a falta de suporte completo do driver proprietário das placas de vídeo NVIDIA à tecnologia. Recentemente, um desenvolvedor do KDE expôs que o que falta para o suporte da NVIDIA ao Wayland é uma técnica chamada Explicit sync, que deve ser incluída ao Wayland, na API gráfica e no driver proprietário.

Enquanto o Explicit sync já se encontra de forma experimental nos protocolos Wayland, ainda falta ser implementado em outros componentes, como os compositores Wayland e o driver proprietário, para tudo finalmente funcionar bem quanto a placas NVIDIA no Linux.

Após um ano de espera, a proposta de adição do Explicit sync em componentes do Xwayland foi finalmente aceita. Isso é importante, pois o Xwayland é uma camada de compatibilidade para rodar aplicativos X.Org no Wayland como se fossem nativos, e muitos aplicativos ainda não foram portados para Wayland.

Nas palavras de Erik Kurzinger, desenvolvedor da equipe da NVIDIA, “Enquanto nós, da NVIDIA, estamos particularmente interessados na implementação, já que nosso driver não tem suporte ao Implicit sync, formou-se um consenso de que o Explicit sync é o melhor passo adiante para as soluções gráficas do Linux. Ter ambos, X11 e Wayland com um mecanismo similar para o Explicit sync, simplifica o desenvolvimento de drivers para os clientes”.

O GNOME 46 já trabalha com o Explicit sync e o KDE Plasma 6.1, que deve chegar em breve, também terá suporte. Pelo visto, só falta a NVIDIA incluir a tecnologia em seu driver proprietário para os erros entre Wayland e NVIDIA no Linux se tornarem coisa do passado.

Você também ama tecnologia e Linux? Mostre ao mundo com as incríveis estampas da Diostore! Aproveite, pois até 12 de abril estamos com uma promoção onde, adquirindo um moletom, ganha uma camisa!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!