Canonical esclarece: XMir não será mais usado como padrão no Ubuntu 13.10

Canonical esclarece: XMir não será mais usado como padrão no Ubuntu 13.10

A notícia pegou alguns de surpresa mas mostra como a empresa pensou nos seus usuários

O Mir depois do Unity é sem dúvidas o maior divisor de águas que a Canonical propôs nos últimos anos e como era de se esperar ele iria gerar muita polêmica pois grande empresas do setor de tecnológico como RedHat e Intel não demonstraram muito interesse em abraçar o servidor gráfico que a Canonical está desenvolvendo.

Até o presente momento, e desde o início do desenvolvimento do Mir, dizia-se que ele iria vir como padrão no Ubuntu 13.10, do qual fizemos um review/preview, que deve ser lançado em alguns dias, mas segundo informações do site UbuntuWiki isso não irá mais acontecer.

“Desde o princípio foi planejado usar o Mir+XMir como padrão no Ubuntu 13.10 Desktop, mas depois de alguns meses de desenvolvimento furioso do XMir precisamos fazer alguns julgamentos sobre se ele poderia garantir uma experiência de qualidade geral no Ubuntu com todo o tipo de configurações suportadas. Enquanto o Mir está em boa forma para fazer qualquer coisa, o XMir ainda não chegou lá, nós não sentimos que a experiência de usuário com mais de um monitor foi muito agravável e por isso ele não virá como padrão”

Para mim fica bem claro o quão indecisos eles estavam até tomar essa decisão, eu mesmo baixei várias Daily Builds dessa versão do Ubuntu e até gerou uma discussão em um grupo no Facebook mantido pelo +Ubuntu Dicas onde o pessoal dizia que o Ubuntu 13.10 não vinha com o Mir por padrão, o que me leva a crer que baixei exatamente uma ISO que trazia ele por padrão.

Porém agora sabemos que para o bem dos usuários e para ganhar mais um tempinho para ajustar os detalhes o Mir e o XMir não virão por padrão no Ubuntu, porém, estão nos repositórios para quem quiser utilizar.

Possivelmente no Ubuntu 14.04 LTS tudo estará nos trinques!

O que você achou da decisão da Canonical?


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Lançado Cinnamon 2.2 -
Continue lendo

Lançado Cinnamon 2.2 – Confira as novidades!

O Cinnamon é na minha opinião o segundo melhor ambiente de trabalho Linux que existe, ele chegou ao mundo graças a equipe de desenvolvimento do Linux Mint que criou um fork do Gnome 3 para tentar manter um padrão mais tradicional de desktop.
Conferência sobre Linux ocorrerá na sede da Microsoft
Continue lendo

Conferência sobre Linux ocorrerá na sede da Microsoft

A rivalidade entre a comunidade Linux e a Microsoft é algo que se estende há décadas. Declarações vindas de líderes, fãs e usuários de ambos lados alimentaram essa rivalidade por muito tempo. Porém, nos últimos anos, graças a pessoas com mente aberta, que puseram o bem de todos, de forma realista, à frente de seus egos ou ideias utópicas. A cena começa a mudar.