Na última Sexta-feira (12), o pessoal do WineHQ lançou a versão de desenvolvimento 4.6 do WINE, trazendo algumas melhorias no código, correções de bugs e updates pontuais. Isso para facilitar mais ainda a vida de quem precisa rodar algum programa ou jogo que não tem versão nativa para Linux.
O WINE é muito importante no mundo Linux, pois através dele podemos rodar uma gama de programas e jogos que não tem uma versão nativa para o Pinguim, assim podendo esses serem desfrutados pelos usuários de Linux.
E nesta nova versão de desenvolvimento do WINE, vieram algumas implementações bem interessantes, como:
– Início de um backend do Vulkan para o WineD3D;
– Suporte para carregar bibliotecas Mono a partir de um local compartilhado;
– Libwine.dll não é mais necessário ao usar DLLs do Wine no Windows;
– Suporte a estruturas complexas no marshaller typelib;
– Captura de vídeo portada para Video4Linux versão 2;
– Versão inicial da DLL do mecanismo de depuração.
Além de trazer correções para os jogos como Warframe (via Steam), Mass Effect 1 , The Sims e entre outros. E o ponto mais “curioso”, foi o Battleye aparecer na lista de “correções” do WINE, com a seguinte linha:
Battleye’s BEDaisy.sys requires correct KeGetCurrentThread implementation
Mas, nada referente com o funcionamento do Battleye do Windows no Wine, o que possibilitaria jogos como RainbowSix, PUBG e Fortnite por exemplo. E como a empresa falou ao pessoal do GamingOnLinux, “Que só podem suportar o Linux se o jogo tiver uma versão nativa do sistema.”, parece que o pessoal do WINE terá de criar suas próprias soluções.
Mas é um bom sinal ver o pessoal do WINE, CodeWeavers e da Valve tentarem fazer com que o Battleye funcione, visto que a Valve negocia com a EAC, para que ela possa trazer a compatibilidade do anticheat dela para o Protron.
Se você quiser conferir todas as correções de bugs e melhorias nesta versão do WINE, pode conferir neste link.
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Espero você até a próxima, um forte abraço.
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