VMWare Fusion e Workstation agora são gratuitos O que mudou
Notícias

VMWare Fusion e Workstation agora são gratuitos. O que mudou?

Em uma mudança surpreendente, a VMWare anunciou que os produtos Fusion e Workstation, famosos por possibilitar a criação de máquinas virtuais robustas, estão agora gratuitos para todos os usuários, sejam eles comerciais, educacionais ou pessoais. Esta decisão remove todas as barreiras de assinatura que antes diferenciavam as versões do software, e, a partir de 11 de novembro de 2024, a VMWare passa a oferecer esses poderosos hypervisors de forma completamente gratuita, sem limitações de recursos. 

O que muda?

Com o fim da cobrança, os produtos Fusion e Workstation passam a oferecer uma única versão com todas as funcionalidades avançadas que antes eram exclusivas dos planos pagos. Isso significa que tanto a versão pessoal gratuita quanto as versões comerciais e educacionais agora convergem para uma única oferta. 

Todos os usuários, independentemente do perfil, terão acesso ao mesmo conjunto completo de ferramentas, facilitando a criação e gerenciamento de máquinas virtuais sem precisar de uma licença premium. Embora gratuitos para utilizar, eles seguem sendo softwares proprietários, de código fechado. 

A iniciativa amplia as possibilidades para empresas que desejam oferecer suporte a diferentes sistemas operacionais, como Windows e distros Linux, no ecossistema VMWare. Além disso, estudantes, pesquisadores e desenvolvedores individuais terão, pela primeira vez, acesso sem custo a recursos avançados, como redes personalizadas, snapshots e alta compatibilidade entre sistemas.

Uma nova realidade em suporte

Com o fim da necessidade de assinatura, o suporte oficial ao VMWare Fusion e Workstation também passará por mudanças. Usuários com contratos comerciais vigentes continuarão a receber suporte até o término de suas assinaturas. Após o encerramento desses contratos, porém, o suporte técnico especializado deixará de ser oferecido, e esses usuários terão que recorrer a opções de autoajuda.

Para substituir o suporte dedicado, a VMWare criou uma infraestrutura de suporte gratuita com diversos recursos:

  • Comunidade de Usuários: Os novos usuários terão acesso a comunidades dedicadas, onde poderão interagir com outros usuários e encontrar dicas e soluções. Essas comunidades são divididas entre VMWare Fusion e VMWare Workstation, proporcionando ambientes de discussão específicos para cada produto;
  • Documentação Completa: Todos os guias e manuais oficiais, abrangendo desde configurações básicas até ajustes avançados, estão disponíveis gratuitamente no site da VMWare;
  • Base de Conhecimento: A vasta coleção de artigos e guias práticos da VMWare é outro recurso valioso, especialmente útil para resolução de problemas técnicos.

Essa mudança pode parecer desafiadora para alguns usuários, já que o suporte personalizado será descontinuado. No entanto, a empresa acredita que a comunidade ativa e a ampla documentação atenderão à maioria das necessidades, especialmente considerando que muitos usuários de hypervisors são experientes em tecnologias de virtualização e redes.

Investimentos e foco em estabilidade

A Broadcom, empresa controladora da VMWare, reafirmou seu compromisso com a qualidade e inovação contínua dos produtos. Mesmo sem uma versão paga, planeja lançar atualizações e novos recursos regularmente. Além disso, os engenheiros da VMWare seguirão concentrados em prover a estabilidade do Fusion e do Workstation, aprimorando a compatibilidade entre sistemas operacionais e buscando o desempenho que os usuários esperam.

Segundo a publicação oficial, esta mudança não representa uma diminuição no desenvolvimento do produto; pelo contrário, ao ampliar a base de usuários, a VMWare acredita que receberá um retorno valioso da comunidade, o que pode ajudar a aperfeiçoar ainda mais seus produtos de virtualização.

Como iniciar o uso gratuito do VMWare Fusion e Workstation

Aproveitar a novidade, por hora não é tão simples quanto poderia ser. Deve-se criar uma conta no site da VMWare, acessar o painel da sua conta, encontrar e baixar o software para então instalar e começar a utilizar. A instalação não mudou e o processo de configuração permanece fiel ao estilo da VMWare. Concluído, o usuário terá em mãos um conjunto completo de ferramentas para criação e gerenciamento de máquinas virtuais em sistemas operacionais variados, permitindo, por exemplo, a execução de Windows em um Linux ou Linux em um ambiente Windows.

Potenciais implicações no mercado de virtualização

Essa decisão da VMWare pode impactar o mercado de virtualização de desktop de várias maneiras. Primeiro, a oferta gratuita de um software de qualidade profissional eleva o nível de concorrência no setor, desafiando outros players a também oferecerem versões gratuitas ou alternativas competitivas.

Além disso, para usuários que antes evitavam investir em softwares de virtualização devido ao custo, essa é uma oportunidade para experimentar a tecnologia e, possivelmente, integrá-la aos seus fluxos de trabalho. Profissionais e empresas que não tinham acesso às versões completas da VMWare agora podem experimentar e adotar essas soluções sem comprometer o orçamento.

Com a oferta gratuita, a VMWare promove uma democratização do acesso à virtualização avançada. A empresa aposta na ampliação de sua base de usuários e na confiança de que uma comunidade forte e colaborativa será capaz de impulsionar o produto e torná-lo ainda mais robusto. Além disso, outros produtos ou serviços associados que ampliam a experiência de virtualização, seguem sendo distribuídos de forma paga.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia e Linux, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!