Notícias

Veja o que o novo Audacity 2.3 tem a oferecer

Se você produz conteúdo de áudio e precisa de um editor poderoso onde você possa fazer tratamentos, edições, recortes e afins, o Audacity vai lhe atender perfeitamente para esse trabalho.

A nova versão do Audacity chega a numeração 2.3.0, com novidades e a correções de mais de 90 bugs. A última versão disponibilizada pela equipe do Audacity foi em Fevereiro deste ano (2018), que foi a 2.2.2.

CONHEÇA AS 3 PRINCIPAIS NOVIDADES 

1 – Gravação Punch and Roll Record

Esse recurso é muito útil para quem trabalha com gravação de áudio, como dubladores, narradores, produtores de conteúdo para o YouTube em que você pode fazer uma edição no áudio sem precisar de muitos recortes. Nessa feature, você faz o backup do áudio, faz a correção necessária e volta para a gravação. Para ativar o recurso visite o menu: 

Transport > Recording > Punch and Roll Record

Ou então, use a tecla de atalho: SHIFT+D

OBS: Para poder ativar o recurso é necessário estar com um arquivo de áudio aberto no editor.

6XpkUHKaZXpYTm epjj6EUfS24eRPMe9faw0b3ODgT8ocCIRWfamlN DzKafZoWbFLG881r FqaGMUmcokt0eliBtz9yDACcXBumOhOF5OKodnICPHHZQReuiwTmvKrJAJz8df57

2 – Playhead & Playback podem ser alterados

Agora você vai poder reposicionar o marcador de onde e quando o áudio vai começar a reproduzir, o recurso também pode ser usado no modo de gravação. Outra novidade é que agora é possível ajustar a velocidade de reprodução durante a reprodução do áudio.

3 – Sistema para Salvar o Projeto melhorado

Segundo a equipe do Audacity, outra novidade é o melhoramento do sistema para salvar os seus projetos, trazendo mais opções de salvamento, como “Save Lossless Copy of Project”, isso permite que você faça um backup do seu projeto com segurança, ao contrário do “Salvar como..”, permitindo que você deixe o seu projeto aberto e possa continuar trabalhando mais tarde.

Outras novidades do novo Audacity

⏺ Macros podem ser configurados em atalhos no teclado;

⏺ Nyquist ganhou comando AUD-DO;

⏺ Nyquist agora tem efeitos traduzidos;

⏺ O ajuda agora tem mais caixas de diálogos;

⏺ Trackname com maior legibilidade;

Para conferir todas as novidades e correções vejam na Wiki do Audacity.

INSTALAÇÃO

Para instalar a versão mais nova do Audacity vamos precisar adicionar o PPA dele. Para adicionar PPAs sem precisar usar o terminal temos esse artigo muito bacana explicando.

Pelo terminal é bem simples também, abra o terminal pesquisando pela aplicação no menu ou pressionando as teclas de atalho Ctrl+Alt+T, o próximo é digitar digitar ou copiar e colar o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/audacity -y && sudo apt update && sudo apt install audacity -y

Depois disso você já pode usar a nova versão.

Outras forma de fazer é a instalação, é usar as versões em Snap e Flatpak.

Você pode usar a versão via Snap. A versão flatpak ainda não está na última versão (até o fechamento deste artigo), mas você pode instalar e esperar sair o update, acessando a página no FlaHub.

Leiam também: Ubuntu Snap Manual – Trabalhando com pacotes Snap de forma simples

Leiam também: Como instalar e gerenciar pacotes Flatpak nas distribuições Linux

Muito legal ver essa evolução do Audacity, um editor de áudio que é usado por muitas pessoas e empresas ganhando funcionalidades e melhorias.

Conte aí nos comentários se você já usa ele e o que achou das novidades.

Até a próxima e um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!