Valkey, a alternativa do Linux ao Redis
Notícias

Valkey, a alternativa do Linux ao Redis

Com o anúncio do Redis de que está trocando a licença BSD 3 por alternativas mais restritas, a The Linux Foundation decidiu criar sua própria alternativa chamada Valkey. Esta decisão recebeu o apoio de grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Google, Oracle, Ericson e Snap Inc.

O Redis é um sistema de banco de dados utilizado para armazenar o cache de plataformas, auxiliando a escalar o tráfego em momentos de pico. A criação do Valkey torna a distribuição do kernel Linux mais independente dos sabores das decisões de empresas terceiras, ele é baseado na última versão do Redis feito cm licença BSD 3, a 7.2.

Segundo divulgado pelo Redis, o sistema está trocando a licença BSD 3 por outras duas alternativas que podem ser escolhidas pelos usuários, Redis Source Available License (RSALv2) e a Server Side Public License (SSPL). Embora ambas sejam desenhadas a partir de padrões open source, elas possuem restrições que desqualificam a plataforma dos critérios da Open Source Initiative.

A RSALv2 tem restrições que impedem utilizar o Redis em softwares como serviço, enquanto a SSPL, introduzida pelo MongoDB, obriga os softwares como serviço que utilizam a plataforma a disponibilizar o código-fonte de todos dos softwares de suporte utilizados para mantê-lo. Enquanto isso, o Valkey seguirá com a licença BSD 3.

Dessa maneira, o Valkey está causando uma migração de contribuidores do Redis que preferem continuar trabalhando num software totalmente open source, ajudando o Valkey a continuar evoluindo a partir de onde o Redis parou. Segundo Jeff Carter da AWS, “Com a criação do Valkey, muitos dos antigos contribuidores do Redis enquanto open source, estão ajudando a manter o projeto aberto para todos, já a indústria pode avançar com o apoio, de modo que o projeto pode continuar evoluindo para nossos clientes e a comunidade como um todo. “

O desenvolvimento do Valkey segue o mesmo roteiro Redis, incluindo:

  • Migração confiável entre plataformas;
  • Aumento de escalabilidade;
  • Melhorias de estabilidade ao sistema de clustering;
  • Aumento de desempenho multithread;
  • Novos comandos e gatilhos;
  • Suporte a pesquisa de vetores.

Mesmo sendo mantido pelos responsáveis pelo Linux, o Valkey continuará multiplataforma, suportando Linux, macOS OpenBSD, NetBSD, e FreeBSD.

Como todo projeto da The Linux Foundation, o Valkey tem um modelo de governança aberta e é dirigido pela comunidade, convidando toda e qualquer pessoa a usar e contribuir. O comitê técnico é formado por vários ex-contribuidores do Redis, e o código fonte do projeto já está disponível no GitHub para quem quiser fazer seu próprio fork.

Nas palavras de Chris Aniszczyk, CTO da The Linux Foundation, “O Valkey é o sucessor de código-fonte totalmente aberto, feito por contribuidores de longa data do Redis. Promover a colaboração aberta que beneficia a todos e não a uma organização específica é algo crítico para a construção sustentável a longo prazo de comunidades open source. Com o projeto nas mãos da fundação, no lugar de uma companhia específica, significa que o Valkey será guiado pela comunidade, sem mudanças de licença repentinas que quebram a confiança e rompem com o propósito do open source.”

Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo da tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!