Notícias

Ubuntu 14.04 e 16.04 terão suporte estendido para até 10 anos

Nesta terça-feira (21), a Canonical anunciou a extensão do suporte de cinco para dez anos das versões 14.04 (Trusty Tahr) e 16.04 (Xenial Xerus) do sistema operacional Ubuntu. Essa estratégia, também foi adotada anteriormente para o Ubuntu 18.04 LTS, dando, assim, uma sobrevida a esses sistemas que já não contavam mais com um suporte oficial.

Sendo assim, considerando a data de lançamento, o Ubuntu 14.04 terá suporte oficial até abril de 2024 e o Ubuntu 16.04 até abril de 2026. O suporte estendido permitirá continuar utilizando o mesmo sistema, sem perder atualizações importantes e sem expor o computador à ameaças, já que pacotes de segurança continuarão chegando.

Uma considerável sobrevida

Por perderem o suporte oficial há algum tempo, nenhuma das versões eram recomendadas para o uso doméstico ou empresarial, principalmente o Ubuntu 14.04 que estava sem suporte desde abril de 2019. Em relação à essa versão mais antiga, as adições foram discretas, já que a Canonical focou em incrementar a estabilidade e a segurança do sistema operacional, construído sobre o kernel Linux 3.13.

Em relação à versão 16.04 do Ubuntu, que perdeu suporte no início deste ano, a Canonical focou em otimizar o desempenho do sistema operacional e dar mais folga ao computador, sendo assim, a dependência de gráficos por parte do Unity foi abandonada e o que ainda era Ubuntu Software Center passa a ser apenas Ubuntu Software, assim como as versões mais recentes do sistema. O Ubuntu 16.04 é construído sobre o kernel linux 4.4.

Xenial

Programa de Manutenção de Segurança

O suporte estendido para dez anos, é parte de um programa chamado Extended Security Maintenance ou “Programa de Manutenção de Segurança”, em uma tradução livre, uma vantagem específica do Ubuntu Advantage, modelo de assinatura do sistema operacional.

planos

Sim, se faz necessário possuir uma assinatura ativa do Ubuntu Advantage para receber o suporte estendido. Mas se você for um usuário doméstico, não se preocupe, pois, segundo o site do Ubuntu, o recurso em questão precisa ser adquirido por administradores de TI para empresas, mas usuários domésticos podem inscrever-se gratuitamente e utilizar o sistema em até três computadores através do Ubuntu Advantage Essentials.

assinaturas

E você, ainda usa as versões 14.04 (Trusty Tahr) ou 16.04 (Xenial Xerus) do Ubuntu? O Suporte estendido irá lhe ajudar de alguma forma? O que achou da novidade?

Abraços, galera. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos