Ubuntu 24.04 LTS tem otimização para notebooks e atrasa Beta
Notícias

Ubuntu 24.04 LTS tem otimização para notebooks e atrasa Beta

Uma das características mais valorizadas num notebook é a duração da bateria, mas isso não depende apenas do hardware, também do software. Para isso, a Canonical está realizando otimizações na gestão de energia do Ubuntu 24.04 LTS “Noble Numbat”.

A nota de lançamento do pacote power-profiles-daemon para o Ubuntu 24.04 indica que foram feitas otimizações no uso de bateria, com maior impacto em alguns hardwares específicos quando utilizando o perfil de energia “balanceado”.

O Ubuntu oferece três perfis de energia, o padrão é o “balanceado”, também tem o “economia de energia” e em alguns hardwares, o usuário pode optar pelo “desempenho”.

Por trás dos panos, o perfil “balanceado” se atrela à função balance_performance, mas a partir do Ubuntu 24.04, quando fora da tomada, passa a se referir à nova balance_power. Com isso, sem o usuário perceber, o Ubuntu tem, na verdade, quatro perfis de energia.

A novidade é compatível com laptops que embarcam processadores habilitados para utilizar drivers P-state, ou seja, processadores AMD com arquitetura Zen 2 ou mais recente, estreada nos Ryzen da série 3000, além dos Intel a partir da arquitetura Skylake, que chegou na 6ª geração Intel Core.

Drivers P-state promovem controles de escalabilidade do processador mais flexíveis e granulares do que o seu antecessor acpi-cpufreq, embora ele siga disponível na maioria das distros por suportar uma gama maior de computadores.

Para processadores Intel, a atualização também altera o valor do energy_perf_bias de 6 para 8. Quanto maior o número, maior a economia de energia, mas isso pode variar conforme o equipamento e os softwares em execução.

Outras novidades no power-profiles-daemon 0.21 incluem a otimização e redução de tamanho do código-fonte, mudanças na ferramenta de linha de comando powerprofilesctl, melhorias na documentação e no sistema de autocompletar para bash e ZSH.

A essa altura, já deveríamos ter a beta do Ubuntu 24.04 LTS disponível para baixar e testar, mas, programada para lançar no dia 4 de abril, precisou ser adiada ao dia 11 devido ao grave erro de segurança relacionado ao comando wall com classificação CVSS 10. Entenda mais sobre o erro denominado WallEscape, que foi descoberto e corrigido após 11 anos.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!