Através de um anúncio de lançamento feito na última sexta-feira (17), a Canonical revelou o lançamento do Ubuntu 18.04.6 LTS. Você deve está se perguntando: “Mas o Ubuntu 18.04 LTS não deveria receber apenas cinco atualizações pontuais, parando na versão 18.04.5?”. Sim, mas como o Ubuntu 18.04 LTS possui suporte até abril de 2023, a Canonical decidiu publicar uma nova atualização pontual que inclui patches para segurança que corrigem algumas vulnerabilidades que afetam as versões pontuais anteriores.

A vulnerabilidade BootHole

A principal razão para essa sexta atualização pontual do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) é uma vulnerabilidade de segurança chamada BootHole, que foi descoberta no gerenciador de boot GRUB2, permitindo que invasores contornam o UEFI Secure Boot.

“Unlike previous point releases, 18.04.6 is a refresh of the amd64 and
arm64 installer media after the key revocation related to the BootHole
vulnerability, re-enabling their usage on Secure Boot enabled systems.”

– Lukasz Zemczak

Em uma tradução livre:

“Ao contrário das versões pontuais anteriores, a 18.04.6 é uma atualização da mídia do instalador amd64 e arm64 após a revogação da chave relacionada à vulnerabilidade BootHole, reativando seu uso em sistemas habilitados para inicialização segura.”

– Lukasz Zemczak

Como parte da correção, a chave de assinatura do Ubuntu de 2012 e dois binários GRUB2 foram adicionados à lista de revogação do UEFI DBX em agosto de 2020.

Além disso, o novo lançamento pontual em questão também inclui todos os patches de segurança e atualizações de software mais recentes lançados para a série Bionic Beaver desde 13 de agosto de 2020, quando a atualização do Ubuntu 18.04.5 LTS chegou.

Foco em manter a estabilidade e a compatibilidade

Segundo a Canonical, o foco é manter a estabilidade e a compatibilidade com o Ubuntu 18.04 LTS. Sendo assim, se você deseja instalar o sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS em novos computadores, o recomendado é que você baixe as imagens do Ubuntu 18.04.6 LTS para desktop ou servidor.

ubuntu 18.04.6

E você, ainda usa a versão 18.04 LTS do Ubuntu e foi pego de surpresa por uma sexta atualização pontual do sistema?

Abraços, amigos. Até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste