NotíciasUbuntu

Ubuntu 17.04 Zesty Zapus Alpha está disponível para download, confira as novidades

Apesar da Canonical com a equipe de desenvolvimento do Ubuntu e dos  seus”sabores”, como Ubuntu Gnome, Ubuntu MATE, etc. sempre disponibilizarem as famosas “daily builds”, que são gerações diárias das isos com as modificações implementadas até o momento, existem algumas datas onde os alphas e betas são liberados.

Os lançamentos dos primeiros alphas do ciclo Zesty Zapus do Ubuntu eram para ter acontecido ainda em Dezembro, no dia 29, mas devido as festas de final de ano ele foi adiado para hoje. Como nós sempre nos comprometemos a trazer as principais novidades do Ubuntu, temos aqui uma das boas para quem está ansioso para testar a nova build e ajudar a reportar bugs e resolver os eventuais problemas.

Leia também: 5 grandes novidades do Unity 8 para o Ubuntu 17.04 Zesty Zapus

Como a versão 17.04 não é uma LTS, o compromisso por usar pacotes mais testados, e por consequência, mais antigos, não é tão grande. Essas versões intermediárias são onde a Canonical costuma testar novas tecnologias. Boa parte das atualizações são para o Unity 8, que está ficando com “uma cara mais decente” (veja o link logo acima que você vai entender), mas não só de Unity 8 vive o Ubuntu.

O Unity 7, estável e que recebe muito poucos incrementos funcionais, agora está bem maduro e tem pouquíssimos bugs. Boa parte do trabalho para a versão com Unity do Ubuntu está voltado para implementações de tecnologias como o Kernel 4.9 (atualmente, pois no lançamento final, em Abril, tudo indica que será o 4.10), implementação do MESA 13.0.2, do compilador do projeto GNU (GCC) na versão 6.3.0 e dos Gnome Apps na versão 3.22.

Leia também: Ubuntu 17.04 Zesty Zapus passará a usar SWAPfiles

Além disso, uma coisa que eu acho que merece destaque é o novo suporte para as “IPP Everywhere printers”, que permite fazer impressões em rede sem a necessidade de drivers específicos, o que trará suporte também para o Apple AirPrint, como foi anunciado nas listas de e-mail de desenvolvimento do Ubuntu.

Para acompanhar as datas dos próximos lançamentos você pode se guiar pelo nosso calendário de lançamentos. Se tudo der certo, o próximo lançamento será no dia 26 de Janeiro.

Baixe as Daily Builds do Ubuntu logo abaixo, existem versões em 32 e 64 bits:

Ubuntu com Unity

Ubuntu Gnome

Ubuntu MATE

Lubuntu

Kubuntu

Xubuntu

Ubuntu Kylin

Ubuntu Server

Ubuntu Touch

As outras versões do Ubuntu faltantes ainda não disponibilizaram alphas e nem daily builds para a versão 17.04. Então assim que tivermos novidades sobre o Ubuntu Budgie, Mythbuntu, Edubuntu. e Ubuntu Snappy, você ficará sabendo aqui pelo blog, então fique ligado.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!