A Valve acaba de lançar a atualização de abril para o cliente Steam, trazendo uma série de ajustes para tornar a experiência dos jogadores mais fluida e sem sustos. Vamos explorar as principais novidades que começaram a ser entregues em 1º de abril, mas sem mentiras.
Interface mais estável
Quem já se irritou com aquela tela piscando por um frame ao voltar para a biblioteca? A Valve corrigiu esse comportamento, assim como resolveu o problema da janela do Steam que insistia em roubar o foco repetidas vezes na inicialização.
Outra mudança bem-vinda é o fim das notificações aparecendo no lugar errado durante jogatinas. Agora, a renderização de janelas também está mais estável, evitando casos em que elas simplesmente se recusavam a aparecer.

Downloads mais transparentes
Se você já ficou confuso com aquela barra de progresso que parecia travar ou com estimativas de tempo que nunca acertavam, a Valve ajustou a forma como o Steam exibe informações de download.
Agora, os bytes contados referem-se apenas ao que está sendo baixado, enquanto as barras de progresso mostram o processo completo (incluindo instalação e preparação). A única exceção é a barra azul na página de downloads, que continua focada apenas no tráfego de dados.
E sobre aquelas estimativas de tempo que pareciam chutadas? Elas vão melhorar conforme o Steam aprende com a velocidade da sua rede e do disco. Ou seja, depois de alguns downloads, ele deve reduzir o erro.
Big Picture, macOS e Linux
Para quem joga no sofá com Big Picture Mode, a Valve corrigiu um problema: o teclado virtual não deve mais cobrir a caixa de texto que você está tentando usar. Nada mais frustrante do que digitar algo sem enxergar.
No macOS, jogos com HDR agora funcionam corretamente com o Steam Overlay, garantindo que gráficos vibrantes não virem uma experiência desconfigurada.
Já nós, os usuários de Linux, ganhamos velocidades de download mais rápidas para atualizações do cliente. Além disso, a Valve ajustou como ferramentas de compatibilidade (como versões alternativas do Proton) são atribuídas, evitando combinações erradas que poderiam causar problemas.
Remote Play e controles
Quem usa Remote Play pode comemorar: os controles agora funcionam corretamente ao transmitir S.T.A.L.K.E.R. 2, e convites para Remote Play Together a partir de jogos em VR não devem mais falhar misteriosamente.
Falando em controles, os donos de DualSense (e principalmente do DualSense Edge) ganharam duas correções importantes:
- O crash relacionado ao giroscópio foi resolvido;
- Os gatilhos adaptativos agora funcionam como deveriam.
Ou seja, se você estava cansado de ver seu controle da Sony se comportando como se fosse um DualShock 2 desconfigurado, pode voltar a aproveitar todos os recursos do hardware.
A atualização já está sendo distribuída automaticamente, então basta abrir o Steam e deixá-lo trabalhar. Quer conferir as informações oficiais sobre a atualização? Então confira as notas de lançamento!
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