NotíciasVídeo

Snapdragon X, polêmica no Ubuntu 23.10, tutorial de Linux da Microsoft

Sejam bem-vindos ao Diolinux News! Hoje você entenderá as polêmicas no lançamento do Ubuntu 23.10, conhecerá a nova linha Snapdragon X para computadores, além do prejuízo que a inteligência artificial está trazendo à Microsoft.

Snapdragon X

A arquitetura de processadores ARM está cada vez mais popular. Por sua eficiência energética, já domina o mercado de smartphones, mas agora começamos a ver em outros lugares. O maior exemplo são os processadores Apple Silicon, presentes desde o Mac Mini, MacBook, até mesmo o Mac Pro. Mas parece que a Qualcomm quer produzir sua própria fatia nesse mercado.

Apesar de já existirem computadores com ARM usando processadores da marca, eles nunca foram os mais poderosos. Agora, isso pode mudar com a nova linha Snapdragon X Series. Eles devem chegar no próximo ano, com opções para computadores acessíveis aos mais avançados.

Os novos processadores são baseados no núcleo de CPU Oryon personalizado, apenas possível, por comprarem a Nuvia, viabilizando a fabricação de chips no formato System-on-a-chip, da mesma maneira que a Apple faz com a linha M.

Diocast

Nessa semana, conversamos com Max, do canal Max Dicas, sobre Wi-Fi. Este episódio está recheado de dicas para você melhorar a sua conexão sem fio, com detalhes técnicos sobre roteadores para você escolher a melhor opção.

GitHub perde dinheiro com Copilot

Aanter uma IA não é barato. Sabia que a cada assinante do GitHub Copilot, a Microsoft perde cerca de 20 dólares por mês? Segundo o jornal Wall Street Journal, cada assinatura do GitHub Copilot dá um prejuízo de 20 dólares mensais para a Microsoft. Isso é o dobro do valor da assinatura, que hoje custa 10 dólares. Alguns programadores utilizam tanto o Copilot, que esse prejuízo pode chegar a até 80 dólares no mês.

Perder dinheiro parece ser um padrão em todos os principais produtos focados em IA, como ChatGPT, Bing Chat e outros. Faz mais sentido a OpenAI querer investir em hardware para tentar baratear o custo.

Microsoft tem um tutorial de Linux

Mais uma notícia da Microsoft que a gente jamais imaginou que iria acontecer: sabia que ela tem um tutorial de como instalar Linux?

Ele ensina a utilizar o WSL, uma máquina virtual e até mesmo a Azure, mas também a instalar uma distribuição Linux em dual boot com o Windows 11.

É um tutorial bastante completo, mas não indica nenhuma distribuição especificamente, então o processo de “de fato” instalar a distribuição não é coberto pelo tutorial.

Ubuntu 23.10 chegou (com problema de tradução)

No dia 12 de outubro, de presente de dia das crianças, recebemos a nova versão estável do Ubuntu. O Ubuntu 23.10 chegou com o kernel 6.5, e a interface GNOME 45. Com isso, agora o GNOME também terá o novo botão de atividades, novo visual em várias aplicações, e até mesmo o controle de brilho do teclado diretamente da interface.

Agora no Ubuntu 23.10, temos uma nova extensão de tiling, semelhante ao Windows 11. Você pode arrastar qualquer janela aos cantos da interface para se ajustar. O novo Ubuntu também trouxe dois novos aplicativos: a nova loja de aplicativos, agora feita em Flutter, muito mais responsiva, além de um aplicativo para atualização de firmware.

O lançamento veio com uma polêmica, onde algum agente malicioso inseriu diversas ofensas na tradução em ucraniano do instalador do sistema, por conta disso a imagem do sistema ficou indisponível por alguns dias.  Agora tudo foi normalizado, já podemos baixar o Ubuntu 23.10 no site da Canonical.

Ubuntu Asahi

Agora é possível rodar o Ubuntu nativamente nos Macs com Apple Silicon, graças ao Ubuntu Asahi, novo projeto da comunidade que, assim como o Asahi Linux e Fedora Asahi, permite utilizar o sistema da Canonical de nativamente nos computadores da Apple com chip ARM.

O projeto é liderado pelo Tobias Heider, engenheiro da Canonical, mas apesar disso, não é apoiado de oficialmente pela empresa. Como está em estágio inicial, é garantido que diversos bugs acontecerão.

De qualquer maneira, para quem for corajoso, no GitHub do projeto é possível encontrar o passo a passo para instalar o sistema no seu computador e fazer um dual-boot com o macOS.

Vanilla OS Alpha

Outro sistema ainda em desenvolvimento que já é possível baixar é o novo Vanilla OS. A sua segunda versão, chamada Orchid, está em estágio Alpha. Em vez de utilizar Ubuntu como base, ela terá o Debian, além de oferecer diversas melhorias técnicas.

Fim da compra da Activision

Após de 1 ano e 10 meses do anúncio, a compra da Actvision pela Microsoft foi finalmente finalizada. A dona do Xbox pagou 68.7 bilhões de dólares pela Activision, a maior compra da história da indústria dos jogos, adquirindo franquias como Call of Duty, Overwatch, Diablo, até mesmo Candy Crush.

Novo CEO na Unity

Temos mais uma atualização no caso da engine de jogos Unity: o CEO e membro da diretoria, John Riccitiello, está saindo da empresa imediatamente

Ele esteve envolvido numa série de polêmicas no mundo dos jogos, como a mudança na precificação da Unity. Enquanto buscam por outro nome para o CEO, a empresa será comandada por James Whitehurst, antes presidente da IBM.

Jogo em promoção da semana

Recentemente, Diablo IV chegou no Steam, para comemorar, ele está com 25% de desconto. Nesse jogo você combate incontáveis demônios, numa batalha interminável entre o Paraíso Celestial e o Inferno Ardente.

Com o lançamento do jogo no Steam, está mais fácil do que nunca aproveitar o jogo no Linux. Ele é verificado para Steam Deck, rodando perfeitamente no Linux pelo Proton, a camada de compatibilidade da Valve.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!